O Reino Unido se prepara para interromper a venda de carros com motores a combustão após 2030 e híbridos cinco anos depois. E isto significa que até 2035 os britânicos só poderão comprar veículos elétricos a bateria, ou seja, em pouco mais de uma década o país terá criar pontos de carregamento suficientes.

E uma maneira de fazer isso é forçando todas as incorporadoras imobiliárias a incluir estações de carregamento em seus novos projetos residenciais. A nova lei também se aplicará a novos supermercados e conjuntos de escritórios, e também será aplicável a projetos de reformas mais amplas.

volvo wallbox

Neste momento, existem cerca de 25.000 pontos de recarga públicos no Reino Unido, muito menos do que seria necessário para lidar com o fluxo iminente de veículos puramente elétricos. O governo britânico acredita que, ao aplicar esta nova lei, trará a criação de até 145.000 novos pontos de carregamento a cada ano.

A BBC cita o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que anunciou uma mudança radical em todas as formas de transporte no país nos próximos anos, já que eles serão substituídos, tanto quanto possível, por veículos que não produzem emissões de gases de escapamento. Johnson disse:

A força motriz dessa mudança não será o governo, nem mesmo os negócios... será o consumidor. Serão os jovens de hoje, que poderão ver as consequências das mudanças climáticas e exigirão o melhor de nós.

ABB Wallbox carros eletricos

A fonte também cita o Partido Trabalhista, que aponta que há uma grande diferença na cobertura dos pontos de recarga em todo o Reino Unido. Eles explicam que:

Londres e o Sudeste têm mais pontos de carregamento públicos do que o resto da Inglaterra e do País de Gales juntos. No entanto, não há nada aqui que ajude a resolver isto. Também não há ajuda para que as famílias com rendimentos mais baixos e médios possam comprar os veículos elétricos ou o investimento necessário para construir as giga-fábricas de que precisamos. O governo disse que as novas leis "tornarão isso tão fácil quanto abastecer um carro a gasolina ou a diesel hoje".

O número de carros elétricos vendidos no Reino Unido ultrapassou a marca das 100.000 unidades no ano passado pela primeira vez, mas espera-se que atinja 260.000 unidades vendidas em 2022. Isto significa que eles se tornarão mais populares do que os veículos de passageiros a diesel, cuja popularidade está em queda desde a última meia década em toda a Europa.