A fabricante nacional de carros elétricos Kers Tecnologia em Mobilidade Sustentável revelou nesta semana o projeto do seu primeiro veículo elétrico em Maringá (PR). Batizado de Wee, o modelo tem proposta urbana, autonomia de até 400 km e pode chegar ao mercado em 2022. 

O Kers Wee é um carro elétrico de três rodas para dois ocupantes equipado com condução semiautônoma e proposta exclusivamente urbana. Seu destaque é o baixo custo de produção, usando apenas componentes nacionais. A empresa estima que seu custa seja até 60% menor se comparado ao concorrente importado mais barato do mercado.  

kers wee carro eletrico nacional
kers wee carro eletrico nacional2
kers wee carro eletrico nacional3

O protótipo foi construído em fibra de vidro, mas o Wee na versão de produção será feito em aço estampado. A empresa não revelou detalhes técnicos sobre o trem de força ou baterias, mas anunciou que o modelo estará disponível em variantes com autonomia entre 100 e 400 km com uma carga - a velocidade máxima será de 100 km/h. 

Segundo a Kers, o preço final do Wee pode ficará na casa dos R$ 95.000. Atualmente, o carro elétrico mais barato à venda no Brasil é o JAC e-JS1, que custa a partir de R$ 159.900 - em breve, a Renault promete baixar esse valor de entrada com a chegada do Kwid elétrico.

O secretário de Inovação, Aceleração Econômica, Comunicação e Turismo de Maringá, Marcos Cordiolli, disse à CBN Maringá que a montadora está decidida a se instalar na cidade. No entanto, a administração municipal ainda não faz alarde e diz que a notícia só poderá ser comemorada após os investidores garantirem a viabilidade do projeto. 

Todo o ferramental para a produção já foi adquirido e a fábrica da Kers em Maringá (PR) terá capacidade para produzir 10.000 carros elétricos por ano, usando apenas componentes 100% nacionais - a produção utilizará a linha de montagem modular e contará com a consultoria de engenheiros da Karmann-Ghia.

Fonte: CBN, GMC Online