No meio da enxurrada de veículos elétricos que a Toyota mostrou nesta semana está o Lexus RZ 450e, um modelo relacionado com o Toyota bZ4X e o Subaru Solterra. No entanto, a Lexus foi ousada e saiu do senso comum, de forma que o seu SUV elétrico premium não se parece nada com seus irmãos que não são premium.

Este é o segundo Lexus totalmente elétrico, depois do UX 300e, mas ao contrário do SUV compacto, o RZ não está relacionado a nenhum modelo equipado com motor de combustão interna na linha, ou seja, é um veículo desenvolvido desde o início como elétrico. A Lexus ainda não revelou os detalhes do trem de força ou da bateria, mas os outros dois modelos baseados na plataforma e-TNGA têm 215 cv de potência provenientes de dois motores elétricos, um em cada eixo.

Canto dianteiro Lexus RZ 450e
Lexus RZ 450e Rear

Acreditamos que o RZ 450e será mais potente e a parte 450 de seu nome nos confirma isso. O RX 450h entrega 308 cv de potência e a Lexus provavelmente tentará dar ao modelo RZ equivalente um desempenho similar (ou melhor); outros fabricantes estão seguindo o mesmo caminho, com o objetivo de estimular os compradores a escolherem seus novos carros elétricos.

Autonomia ainda é um mistério para o RZ 450e, mas se olharmos para o Subaru Solterra relacionado, esse veículo tem um alcance estimado pela EPA de 220 milhas (354 km) com uma carga. Isso é graças a uma bateria de 72,8 kWh que o fabricante promete que ainda terá 90% de capacidade após 10 anos.

A Lexus não publicou nenhuma foto do interna do RZ, mas temos uma visão do seu design externo. O fabricante conseguiu integrar seu design com a típica grade em um veículo que não tem uma grade - ainda pode ser reconhecido com um Lexus, não só pela dianteira, mas praticamente de todos os ângulos. Esperamos que o RZ 450e chegue ao mercado em algum momento de 2022.