A Tata Motors dá um passo importante para a transição energética ao incorporar integralmente uma subsidiária de veículos elétricos. Batizada de Tata Passenger Electric Mobility Limited (TPEML), a nova empresa será o novo braço da gigante indiana com a missão de projetar, desenvolver e produzir veículos híbridos e elétricos.
De acordo com a definição da Tata, a empresa recém-formada realizará todas as atividades necessárias para estabelecer as instalações de montagem, fabricação, vendas, serviços de pós-venda, marketing, promoção e/ou manutenção de instalações.
Em outubro, a Tata já havia anunciando o plano de formar uma nova marca para lidar com a divisão de carros elétricos que, até 2026, terá 10 carros elétricos em seu portfólio.
Como já anunciado, a TPG Rise Climate, juntamente com o co-investidor ADQ, será um dos principais investidores na recém-criada subsidiária Tata EV.
A Tata Motors é líder no mercado automotivo indiano e, naturalmente, espera liderar a eletrificação total no país. Nesse sentido, a empresa anunciou que também investirá em fábricas de baterias na Índia e na Europa.
No momento, os modelos Nexon EV e Tigor EV podem, sem dúvida, serem chamados de líderes do segmento de veículos elétricos no país asiático. A estreia de outra novidade está prevista para março de 2022 - o elétrico Tata Altroz.
Atualmente, o carro elétrico a bateria mais vendido da marca é o Nexon EV, um modelo equipado com motor elétrico de 130 cv de potência e proposta urbana com aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos e velocidade máxima de apenas 110 km/h. A bateria de 30,2 kWh garante autonomia de 312 km e pode recarregar de 0 a 80% em 1 hora em uma estação de carregamento rápido.
Fonte: AutoEconomicTimes / Motorbean
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUV elétrico feito na Índia estreia pelo equivalente a R$ 65 mil
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Tata Sierra Concept antecipa SUV elétrico que ficará pronto em 2025
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
Mais barato do mundo, Tata Nano pode renascer como um carro elétrico
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Tata Motors anuncia que irá lançar 10 veículos elétricos até 2025