A Hyundai suspendeu indefinidamente o desenvolvimento de veículos movidos a células de combustível de hidrogênio da marca Genesis. Este anúncio vem numa sequência de notícias que demonstram a guinada que a marca coreana está dando rumo à eletrificação.  

Em poucos dias, a Hyundai anunciou o encerramento das atividades da divisão que desenvolve motores de combustão interna e também novos investimentos em eletrificação, bem como metas mais agressivas de vendas de carros elétricos, praticamente dobrando o número de emplacamentos previstos para 2026 com esse tipo de propulsão.

Mas voltando ao desenvolvimento das células de combustível a hidrogênio, vale destacar que a Hyundai é um dos líderes mundiais nessa tecnologia. Nesse sentido, é bastante relevante a marca coreana ter anunciada uma pausa para este projeto com sua marca premium.

Há poucos meses, a Genesis anunciou que iria prosseguir com o plano de eletrificação se dividindo entre veículos elétricos e a hidrogênio, sendo que o seu primeiro modelo a célula de combustível estava previsto para estrear em 2025, o mesmo ano em que a marca irá parar de lançar com motores de combustão interna. 

hyundai celula de combustível hidrogênio

Embora o artigo publicado pela mídia coreana Chosun não pareça afirmar que a Hyundai cancelou permanentemente o desenvolvimento da tecnologia de célula de combustível na marca Genesis, o projeto está ao menos pausado por enquanto. 

Voltando um pouco no tempo, em setembro deste ano, a Hyundai revelou uma ampla estratégia de hidrogênio visando uma penetração significativa nos mercados comercial e de passageiros até 2040. E isso passa pelo desenvolvimento da 3ª geração da célula de combustível em 2023, e implementar sistemas de células de combustível em todos os veículos comerciais até 2028. 

Segundo apurado, a mudança de rumo se deu por conta de uma auditoria interna que mostrou resultados abaixo do esperado em praticamente todas as metas para os veículos a célula de combustível. Produção e vendas abaixo do esperado, custo caindo de forma mais lenta que o esperado e crescimento da infraestrutura em um ritmo lento, além de alta nos preços do hidrogênio como combustível - tudo isso contribuiu para esta pausa no projeto. 

De resto, tudo indica que os projetos de veículos comerciais da marca Hyundai devem continuar adiante, enquanto que os voltados aos veículos de passageiros podem ser suspensos, a exemplo da Genesis. A conferir.