1ª edição da Chevrolet Silverado elétrica esgota em 12 minutos

No entanto, a CEO da GM não revelou quantos veículos estavam disponíveis na edição de lançamento

Chevrolet Silverado EV 2024 Chevrolet Silverado EV 2024

Há um truque de marketing que está se tornando cada vez mais popular entre as montadoras e isso quer dizer que um modelo que eles ainda nem lançaram — geralmente uma versão de edição de lançamento com produção limitada — esgotou em minutos.

Vimos esse truque ser colocado em prática recentemente por muitas montadoras, especialmente quando se trata de veículos elétricos futuros, e a General Motors não é exceção à regra. 

Após o anúncio de setembro de 2021 de que o Cadillac Lyriq Debut Edition de 2023 esgotou em pouco mais de dez minutos — sem comunicar quantos veículos faziam parte dessa edição de lançamento —, a GM agora está usando a mesma receita e dizendo que o Chevrolet Silverado EV RST First Edition 2024 esgotou em 12 minutos.

O anúncio foi feito pela CEO da GM, Mary Barra, em entrevista à Bloomberg.

"A recepção foi ótima, a primeira edição do RST esgotou em 12 minutos e as reservas ainda estão chegando, então estamos super animados com a resposta que estamos recebendo porque este é um picape elétrica que tem tanta capacidade que estamos tão animados para compartilhar com o mundo."

Infelizmente, Barra não revelou quantas unidades compõem o lote da Chevrolet Silverado EV RST First Edition 2024, para que ela pudesse estar falando de dezenas, centenas ou até milhares de picapes. A montadora planeja iniciar as entregas da caminhonete de carga no outono de 2023.

Não esqueçamos que a GM afirma que as entregas da picape GMC Hummer EV começaram em dezembro — o que é tecnicamente verdade — e ainda assim as estatísticas da empresa para o último trimestre de 2021 revelaram que ela entregou um único Hummer EV.

Na mesma ocasião, Barra foi perguntada pelo apresentador David Westin se é algo importante para a GM alcançar a Ford quando se trata da picape em tamanho real (as entregas do F-150 Lightning estão começando neste primeiro trimestre). 

"Quando você olha para a corrida de veículos elétricos, nós já tivemos o Bolt por vários anos e agora o Bolt EUV, estamos entregando os Hummers enquanto falamos aqui, o Cadillac Lyriq estará nas ruas em apenas alguns meses, e no início do próximo ano teremos não só a Silverado, mas também a Chevrolet Blazer EV SUV, bem como o Equinox. Então, estou tão animada com todos os veículos elétricos que temos a caminho e é por isso que estou tão confiante em meados da década que seremos o líder em veículos elétricos."

Essa é uma meta muito ambiciosa vinda de uma empresa que só entregou 26 veículos elétricos no quarto trimestre de 2022— 25 unidades do Chevy Bolt EV/EUV e uma única picape GM Hummer EV. Dito isto, seria um erro para qualquer um subestimar o poder industrial da GM; uma vez que a produção desses próximos veículos elétricos tenha início, as entregas crescerão exponencialmente.