A Volkswagen divulgou os números de globais de vendas de automóveis e o destaque foram os carros elétricos e híbridos plug-in, que tiveram forte aumento de participação nas vendas totais, dobrando de volume em 2021 na comparação com o ano anterior. 

Segundo os dados divulgados pela própria Volkswagen, a proporção de veículos elétricos puramente movidos a bateria (BEVs) e veículos híbridos quase dobrou para 7,5% do total das entregas (2020: 4%). Na Europa, esses veículos representam hoje 19,3% das entregas da Volkswagen (2020: 12,6%).

A Volkswagen registrou um aumento significativo nas entregas de veículos elétricos, particularmente em mercados como Estados Unidos, China e Alemanha. No seu mercado doméstico, um em cada quatro emplacamentos da marca era um veículo eletrificado.

Volkswagen ID.6 X (SAIC Volkswagen) no 2021 Auto Shanghai

China

As vendas de carros eletrificados na China segue em crescimento, embora os gargalos de abastecimento para semicondutores observados no final do ano também tenham afetado os veículos elétricos que tinham prioridade anteriormente na produção.

Um total de 77.100 veículos elétricos (+437%) foram entregues na China, incluindo mais de 70.000 emplacamentos de modelos da linha ID, tornando a Volkswagen um dos cinco maiores produtores de veículos elétricos na China - a expectativa é de um forte crescimento nas vendas em 2022. 

Cerca de 17.000 veículos elétricos foram vendidos nos Estados Unidos em 2021, quase vinte vezes mais do que no ano anterior. Isso levou a Volkswagen ao quarto lugar entre os fabricantes de carros elétricos no país.

"A Volkswagen continua avançando com a transição para a mobilidade eletrônica, apesar da oferta limitada de semicondutores", disse Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen.

Volkswagen ID.3 - avaliação de uma semana

Vendas globais

No ano passado, a Volkswagen bateu seu recorde de entregas de veículos eletrificados em todo o mundo. Ao todo foram mais de 369.000 emplacamentos nesse segmento (+73% em relação a 2020), incluindo aproximadamente 106.000 híbridos plug-in (+33%) e 263.000 veículos totalmente elétricos (+97%).

"Em muito pouco tempo, alcançamos uma posição de topo para veículos totalmente elétricos na Europa. Com nossa estratégia ACCELERATE e a expansão do portfólio de modelos, continuaremos a aumentar o ritmo da ofensiva de mobilidade eletrônica. Antes do final deste ano, a ID. BUZZ01 representará mais um modelo emocional em nossa família de ID", disse Brandstätter.

Brasil

Enquanto se prepara para começar a vender carros elétricos no Brasil, a Volkswagen apresentou recentemente os modelos Volkswagen ID.3 e ID.4 por aqui, em um cenário onde o primeiro a ser lançado deve ser o ID.4, embora a marca ainda não tenha definido uma data exata para a estreia do SUV elétrico.

2021 Volkswagen ID.4 1ª Edição Exterior

ID.4, o mais vendido

O carro elétrico mais popular da Volkswagen em todo o mundo foi o ID.4, que assumiu a liderança já em seu primeiro ano no mercado. O ID.4 teve 119.650 unidades vendidas globalmente, seguido pelo ID.3, com 76.000 emplacamentos e pelo e-up! (41.500) e ID.6 (18.000).

Na Europa, o ID.4 foi o carro elétrico mais vendido na Suécia, Dinamarca, Finlândia e Irlanda. O SUV totalmente elétrico também foi lançado com sucesso nos Estados Unidos, com quase 17.000 unidades sendo entregues aos clientes. Na China, o veículo já ocupa o segundo lugar entre os SUVs totalmente elétricos.