A locadora Unidas anunciou que está preparando a compra de 2.000 veículos eletrificados para sua frota em 2022, sendo 1.600 carros elétricos e 400 híbridos. A aquisição faz parte do plano da empresa de neutralizar as emissões de carbono e gases de efeito estufa (GEE) em todas as suas operações até 2028. 

O Programa Carbono Neutro prevê, entre outras coisas, investimentos para ampliar o uso de veículos elétricos. Segundo comunicado, a locadora fez um aporte de R$ 370 milhões para adquirir os 2.000 carros elétricos e híbridos. Após a aquisição, a Unidas terá uma frota de 2.600 veículos zero ou baixas emissões, tanto para locação direta de clientes como para terceirização de frotas. 

Renault - carregador solar - perfil

Segundo relatado, a locadora de veículos já fechou contratos com montadoras como Renault, BMW e a Stellantis, grupo que abriga as marcas Fiat, Peugeot e Citroën. Breno Davis, chefe da área de frotas da Unidas, diz que a iniciativa é a primeira de uma série de medidas para eletrificar o seu portfólio.

A meta de Unidas é ampliar sua frota de carros elétricos para um total de 80.000 unidades até 2027. A locadora quer não apenas diminuir sua pegada de carbono, mas também ser líder na adoção de veículos zero emissões:

"Entendemos que alguém precisa assumir esse protagonismo e perder o medo de investir nesse mercado", afirma Davis.

BMW i3 2018

Para acompanhar esse movimento de eletrificação da frota, a Unidas prevê a instalação de 1.000 pontos de recarga no país até 2027. Na prática, a empresa já vem fazendo essa expansão instalando carregadores para os clientes corporativos. 

Falando dos clientes não corporativos, uma das principais demandas nesse momento é poder experimentar um carro elétrico pela primeira vez, o que ainda limita o público pelo valor mais alto da locação desses carros em comparação aos modelos convencionais com motor a combustão. 

Recentemente, a Unidas foi a primeira empresa brasileira e segunda da América Latina a receber o selo EV100, iniciativa global que reúne empresas comprometidas com a transição do transporte à combustão para os veículos elétricos (EV), de modo a tornar a mobilidade sustentável mais acessível até 2030.

Entre os compromissos estabelecidos no âmbito da parceria estão a aquisição de milhares de veículos eletrificados até o ano de 2027 e a instalação de centenas de pontos de recarga para veículos eletrificados no período.

Fonte: Unidas