O sucessor do e-NV200 chamado Nissan Townstar chegará ao mercado europeu em meados de 2022, de acordo com um anúncio da própria Nissan. Isso significa que o utilitário com propulsão elétrica ficará disponível cerca de meio ano depois das variantes de combustão, que já podem ser encomendadas por lá.
Como as variantes alimentadas por motores a combustão, o modelo elétrico também estará disponível em uma versão fechada para uso comercial e também como uma minivan para clientes particulares. O motor elétrico entrega 90 kW (120 cv) e 25 kgfm de torque máximo. Em combinação com uma bateria de 45 kWh, isso resulta em um alcance WLTP de até 300 quilômetros.
Os números finais são melhores que os anunciados durante a apresentação do Nissan Townstar no ano passado. Na época foi divulgado 44 kWh de potência e 285 km de alcance.
Enquanto seu antecessor, o e-NV200 ainda tinha que ser carregado através da interface CHAdeMO, que é menos comum na Alemanha, o Townstar tem uma porta de carregamento CCS. Isso permite o carregamento com até 80 kW em corrente contínua. Aqui, também, a Nissan melhorou os números do primeiro anúncio (75 kW). Com corrente alternada, a recarga pode ser feita em 11 ou 22 kW.
Nas listas de preços para a versão a combustão da minivan e van comercial, apenas uma opção de comprimento L1 foi revelada; a designação sugere que haverá mais opções de tamanho. De qualquer forma, a versão L1 tem 4.486 mm de comprimento e oferece cinco lugares. O porta-malas comporta de 775 a 2.800 litros; Se você também rebater o banco traseiro, vai a 3.500 litros.
O Townstar é baseado na mesma plataforma dos novos Renault Kangoo e Mercedes Citan, praticamente idênticos e construídos em Maubeuge, França. O Mercedes Classe T (motor a combustão) e o Mercedes EQT (versão elétrica) também parecem estar relacionados a esta base. O Citan deve ser a versão comercial e o EQT a versão para pessoas físicas. Com 4.945 milímetros, no entanto, o estudo Concept EQT ficou 46 centímetros mais longo que o Townstar e tinha sete assentos; isso pode corresponder à versão longa L2 ou L3 do Nissan. A conferir.
Fonte: Nissan
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Nissan Ariya Nismo: versão esportiva com 435 cv é lançada na Europa
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Nissan e Honda: anúncio oficial de parceria para carros elétricos e baterias