Skoda Enyaq Coupé é revelado como o primo ousado do VW ID.5
SUV cupê do Skoda Enyaq estreia com autonomia de até 545 km e versão esportiva RS que vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos
Depois do lançamento bem sucedido do Skoda Enyaq iV na Europa, a Skoda apresenta de forma oficial o Enyaq Coupé iV, a versão cupê do seu veículo elétrico familiar. Com proposta mais esportiva, o novo modelo também contará com uma versão RS de alto desempenho.
Considerado o primo do recém-lançado Volkswagen ID.5, este novo Skoda Enyaq Coupé também é baseado na plataforma MEB, que serve aos diversos veículos elétricos do Grupo Volkswagen. Ele conta com dois tamanhos de bateria, quatro níveis de potência e variantes de tração traseira ou integral.
Apesar do design mais emocional, como define a marca, o Enyaq Coupé oferece espaço interno generoso e uma capacidade de porta-malas de 570 litros, uma redução de apenas 15 litros na comparação com o Enyaq SUV regular.
Naturalmente, o principal diferencial em comparação ao Enyaq convencional é o teto inclinado, que aparentemente caiu muito bem ao modelo. Aqui, vemos que a Skoda pode ir um pouco além e ser mais ousada que a Volkswagen com o ID.5 nesse aspecto, em que pese as propostas de cada modelo.
O novo formato da carroceria contribuiu para um ótimo coeficiente de arrasto de apenas 0,234 (no Enyaq é 0,247), em parte pela altura de rodagem mais baixa — 15 mm na frente e 10 mm na traseira, o que foi possível graças a uma nova suspensão esportiva de série. De resto, o cupê se diferencia pelo painel frontal esportivo, saias laterais na cor da carroceria, teto de vidro panorâmico escurecido - o maior entre todos os modelos Skoda — e rodas de liga leve nos tamanhos de 19 a 21 polegadas.
Segundo a Skoda serão oferecidos dois tamanhos de bateria, 62 kWh (58 kWh efetivos) e 82 kWh (77 kWh efetivos). Há quatro níveis de desempenho disponíveis, a partir de 132 kW (177 cv) para o modelo Enyaq Coupe iV 60 equipado com a bateria menor e o Enyaq Coupe iV 80 de 150 kW (201 cv) alimentado pela bateria maior - ambos com tração traseira.
Também há duas variantes com tração integral de motor duplo e com a bateria de 77 kWh. O Enyaq Coupe iV 80 é avaliado em 195 kW (262 cv), enquanto o Enyaq Coupe RS iV topo de linha entrega 220 kW (295 cv) e 46,9 kgfm de torque - este acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h, enquanto as demais versões vão a 160 km/h no máximo.
Na versão mais eficiente, a 80 RWD, o Enyaq Coupe pode ter um alcance de até 545 km no ciclo WLTP, o que o coloca entre os modelos de maior autonomia construídos sobre a plataforma MEB. Carregar a bateria de maior capacidade, com 77 kWh de 10 a 80% em um carregador rápido DC leva 36 minutos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen: escassez de motores elétricos se espalha por fábricas na Europa
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
Skoda Vision GT, um conceito 100% elétrico impressionante!
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Carro elétrico popular da Volkswagen não terá o visual do ID. Life
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
Primo do VW ID.5, Skoda Enyaq Coupé inicia produção em série