A Opibus foi fundada há cinco anos como um projeto de pesquisa em uma das principais universidades técnicas da Suécia, com a missão de desenvolver mobilidade elétrica em mercados emergentes. O Quênia foi rapidamente escolhido como a ponte e a sede da empresa, devido ao seu forte crescimento, e à importância do número de suas importações de veículos.

Nos primeiros anos, a empresa se especializou no desenvolvimento de kits de conversão elétrica, montados em chassis existentes de diversos veículos e como ônibus ou caminhões, que assim se beneficiaram de uma nova vida.

opibus onibus eletrico Africa (1)

A Opibus está agora levando-o para o próximo nível, apresentando este ônibus elétrico totalmente projetado em suas oficinas quenianas. Apresentado como o primeiro ônibus elétrico com design africano – é resultado do trabalho interno dos engenheiros locais –, o projeto também envolve parceiros locais de fabricação.

Este é um novo passo no placar da empresa Opibus, que pretende colocar em circulação os primeiros exemplos de ônibus elétricos em maio próximo nas áreas urbanas da capital queniana Nairóbi, com a produção em larga escala a partir de 2023, como parte de um plano geral de eletrificação para o transporte público africano.

50% de redução nos custos operacionais

A Opibus, que já equipou a filial queniana da Uber com motocicletas elétricas, destaca a economia gerada pelo uso da produção local, com custos significativamente menores do que os dos ônibus elétricos importados. Sem falar na redução dos custos operacionais da ordem de 50% induzida pela própria tecnologia elétrica, especialmente diante do constante aumento do preço do diesel.

"O lançamento comercial deste primeiro ônibus elétrico está previsto para meados deste ano. Em seguida, a plataforma será testada durante a implantação comercial de 10 ônibus no segundo semestre de 2022", explica Dennis Wakaba, coordenador do projeto transporte público.

"Ao fazer isso, nos certificamos de reunir feedbacks valiosos para continuar o desenvolvimento do produto para uma adaptação otimizada ao mercado. É ótimo ser o primeiro a atuar nesta área muito interessante."