Recentemente, a GM anunciou que expandirá seu compromisso filantrópico com a ação climática equitativa, dobrando seu Fundo de Equidade Climática (Climate Equity Fund), dedicando um total de US$ 50 milhões para ajudar a reduzir as desigualdades na transição para veículos elétricos e outras tecnologias sustentáveis.

Esse anúncio se soma ao compromisso da empresa norte-americana de investir US$ 35 bilhões globalmente em programas de veículos elétricos e aeronaves elétricas nas áreas de pesquisa, tecnologia, fabricação e infraestrutura de carregamento.

GMC Hummer EV - traseira

A GM tem investido pesado não só na transição energética mas também na conscientização e a disseminação dos veículos elétricos como parte fundamental do combate às mudanças climáticas.

"À medida que os efeitos das mudanças climáticas se mantêm em todo o mundo, nunca foi tão urgente garantir que a inclusão e a equidade guiem nossas soluções sustentáveis", diz Kristen Siemen, diretora de sustentabilidade da GM. "Dobrar nosso Fundo de Equidade Climática ajudará a atender a essa urgência com um engajamento aprofundado no nível comunitário, onde acreditamos que nosso apoio terá o maior impacto na aceleração da transição para um futuro inclusivo de emissões zero."

Chevrolet Silverado EV 2024

Desde a criação do Climate Equity Fund, há oito meses, a GM apoiou 21 organizações sem fins lucrativos que estão ajudando a implementar soluções inclusivas para um futuro neutro em zero emissões e carbono. Essas soluções, lideradas em parte pelos seguintes beneficiários, alinham-se aos três resultados sociais de equidade climática da GM e priorizam o impacto no nível comunitário:

  1. Empregos de Energia Limpa: Apoiar a força de trabalho atual e futura através da educação, treinamento e experiência prática.
  2. Transporte Sustentável: Aumento da acessibilidade e adoção de EV para que mais consumidores possam desfrutar dos benefícios da propriedade de EV acessível, ao mesmo tempo em que ajudam a desenvolver soluções de carregamento onipresentes.
  3. Ação Climática Comunitária: Ação comunitária que ajuda os moradores a mitigar, construir resiliência e adaptar-se aos efeitos das mudanças climáticas.

A GM incentiva ainda organizações sem fins lucrativos focadas na implementação de soluções comunitárias para um futuro de emissões zero para solicitar financiamento de subsídios. 

No início de 2021, a GM anunciou que planeja se tornar neutra em carbono em seus produtos e operações globais até 2040 e está trabalhando para uma transição para emissões de escapamento 100% zero para novos veículos leves até 2035. A empresa planeja introduzir mais de 30 modelos de veículos elétricos globalmente até 2025.