Os últimos 18 meses foram um período turbulento para as montadoras, com a contínua escassez de semicondutores resultando em metas de produção muitas vezes não atendidas.

Dito isto, a segunda maior montadora de automóveis do mundo - a Volkswagen - parece não se incomodar com a escassez e está procurando aumentar a produção no segundo semestre deste ano. Isso apesar de sua fábrica em Wolfsburg produzir menos de 400.000 veículos em 2021, muito abaixo de sua meta original de cerca de 730.000, de acordo com o conselho da empresa.

Volkswagen ID.5 - produção em série (2)
Volkswagen ID.5 - produção em série

Segundo a Reuters, a VW está procurando expandir suas operações na Alemanha com uma nova fábrica de veículos elétricos. A localização exata desta planta será supostamente definida em março. No entanto, sabe-se que será perto da sede da empresa em Wolfsburg. O CEO da VW, Herbert Diess, falou repetidamente sobre como a VW precisa melhorar seu jogo para igualar o ritmo da Tesla, se referindo à fábrica Giga Berlin que deve começar a produzir em meados de março.

A nova fábrica faz parte do Trinity Project da VW, que verá a empresa construir um sedã elétrico em Wolfsburg a partir de 2026. A Volkswagen está bem consciente sobre a expansão de veículos elétricos na Europa, com a empresa planejando encerrar as vendas de modelos a combustão até 2035. Para outros mercados, terá uma abordagem mais relaxada.

Volkswagen ID.4 -produção em série em Zwickau
Volkswagen ID.4 -produção em série em Zwickau

A VW também planeja aumentar a produção global no segundo semestre deste ano, apesar da escassez de semicondutores. Diess observou que vários modelos das marcas mais premium da VW, como Porsche e Audi, estão esgotados para 2022, enquanto o negócio de caminhões elétricos da empresa também está prosperando.

As próximas semanas serão agitadas para a VW. Além de definir um local para a fábrica de veículos elétricos mencionada acima, a montadora alemã está pronta para revelar a tão esperada van elétrica ID. Buzz em 9 de março.