Carro elétrico mais vendido na China ganha edição GameBoy
O pequeno carro elétrico comemora recorde de emplacamentos na China com uma edição especial inspirada no videogame
Queridinho na China, o Wuling HongGuang Mini EV foi o carro elétrico mais vendido no país asiático no ano passado, atingindo o recorde de 395.451 emplacamentos: quase o triplo dos números de 2020 (dados da China Passenger Car Association).
O pequeno veículo movido a bateria relegou assim o BYD Qin e o Tesla Model Y para o segundo e terceiro lugares no mercado chinês. Um sucesso que a marca quer celebrar lançando uma edição especial de seu carro.
Quatro novas versões
Chama-se Wuling Mini EV GameBoy Edition e tem a missão de manter o interesse vivo na marca também em 2022. O supercompacto feito na China chama a atenção pelo nome, que lembra o famoso console portátil Nintendo, tanto em voga no final dos anos 90 e início dos anos 2000.
O carro vem em quatro versões: Hurricane Phantom, Jungle Traveler, Star Rover e Party Sweetheart, que por sua vez se distinguem por cores, apliques e rodas. Cada um é inspirado em um gênero de jogos: guerra, aventura, ficção científica e simulação. Assim, o primeiro é coberto com uma tonalidade vermelha e preta, os outros são verde, prata-branco e bege, respectivamente.
Comparado com o tradicional Wuling HongGuang Mini EV, os novos modelos também possuem faróis de LED e o capô dianteiro modificado com uma faixa adicional que conecta os dois conjuntos óticos.
As dimensões também mudam, com o comprimento aumentado em 80 mm e a altura reduzida em 17 mm. Mas a novidade mais importante provavelmente diz respeito ao motor, que chega a 41 cv (30 kW), partindo da base de 27 cv (20 kW).
Mais autonomia
De acordo com a mídia chinesa, os carros elétricos chineses terão uma bateria de 26,5 kWh, o que dará um alcance declarado de 280 quilômetros. Uma mudança importante, dado que o carro elétrico está atualmente disponível em quatro opções, com um alcance que varia de 120 a 170 km.
Na versão padrão, o Wuling HongGuang Mini EV tem uma velocidade máxima de 100 quilômetros por hora e preço inicial entre 3.800 e 5.200 euros (R$ 21.040 e R$ 28.700), tornando-se o veículo elétrico mais barato à sombra da Grande Muralha.
Fonte: InsideEVs Russia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Veja os problemas comuns em carros elétricos com mais de 10 anos
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
Entenda os termos e siglas usados no mundo dos carros elétricos
BYD rompe contrato após MPT flagrar trabalho análogo à escravidão
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance