Apresentado no Brasil no final do ano passado, o BYD Tan atingiu um expressivo marco de vendas globais. O SUV elétrico de 7 lugares emplacou mais de 10.000 unidades somente em fevereiro. 

Já disponível por aqui em pré-venda por R$ 487.590, o BYD Tan possui um trem de força de dois motores elétricos com tração nas quatro rodas, entregando potência combinada de 517 cv e torque máximo de 69,4 kgfm. Um conjunto suficiente para que o SUV elétrico acelere de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinja a velocidade máxima de 186 km/h.

Galeria: BYD Tan - lançamento

Um dos destaques é a bateria de 86,4 kWh do tipo lâmina (Blade), com células de lítio-ferro-fosfato (LFP), mais finas e com células de energia de 800 ampères, uma tecnologia desenvolvida pela própria marca. Ela pode ser recarregada de 30% a 80% em 30 minutos em uma estação de recarga rápida de 110 kW - a autonomia combinada é de 437 km segundo o INMETRO.

"O SUV BYD Tan EV é um dos modelos mais vendidos da nossa marca. Características como alta tecnologia, alta performance e o amplo espaço interno vêm superando todas as expectativas de público no exterior e, agora, no mercado brasileiro, onde já iniciamos a comercialização”, justifica Henrique Antunes, diretor Comercial da BYD Brasil.

Enquanto ostenta números expressivos de vendas no exterior, o BYD Tan é o primeiro veículo de passeio da marca a ser lançado no Brasil e servirá como ponto de partida para a criação de uma rede de concessionárias no país.

byd-han
BYD Han EV no Brasil

Com a meta de chegar a 45 pontos de vendas espalhados pelo país até o fim de 2022, a BYD já confirmou os parceiros que abrirão concessionárias que representarão a marca em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

O relatório de vendas globais da BYD mostra que a gigante chinesa vendeu 87.473 unidades de veículos eletrificados (elétricos e híbridos plug-in) em fevereiro, um aumento de impressionantes 764% em comparação com o mesmo mês do ano passado. 

BYD Atto 3 Austrlia
BYD Atto 3 (Yuan Plus) na Austrália

Desse total, a BYD emplacou 43.173 veículos 100% elétricos, um crescimento anual de 451%, sendo 9.290 unidades do sedã elétrico topo de linha BYD Han EV, um modelo que já está confirmado para o Brasil e previsto para desembarcar por aqui até meados de 2022. 

Outra novidade, que ainda não está confirmada para o nosso mercado, mas que seria uma opção bastante interessante, é o novo BYD Yuan Plus, um SUV elétrico compacto com 204 cv de potência e autonomia de 400 km que tem preço mais acessível e acaba de ser lançado na Austrália - o modelo alcançou pré-vendas de mais de 20.000 unidades, superando todas as expectativas iniciais da marca.