Sedã elétrico BMW i3 é apresentado de forma oficial na China

Versão elétrica do BMW Série 3 para o mercado chinês conta com o mesmo motor elétrico do iX3

BMW i3 eDrive 35 l BMW i3 eDrive 35 l

Após vários flagras e rumores, agora é oficial: a BMW apresenta seu novo sedã elétrico para a China. Como antecipado, ele será chamado de BMW i3, o mesmo nome do carro elétrico compacto da marca alemã que é vendido por aqui. Seu nome completo é BMW i3 eDrive35L, um modelo que será lançado no mercado chinês em maio de 2022.

Como o nome sugere, ele será baseado na versão longa do BMW Série 3. Esta versão com distância entre-eixos adicional de 11 centímetros é oferecida na China com motor a combustão desde 2019. Já a versão elétrica conta com o trem de força eDrive de 5ª geração da BMW, que também é usado nos modelos iX3, i4 e iX.

Por enquanto, a BMW só declara a potência total, que é de 210 kW (286 cv); o mesmo número do BMW iX3. Com base no nome do modelo, você provavelmente pode assumir que ele terá tração traseira. Ao contrário do SUV, porém, ele não usa a bateria de 74 kWh, mas um acumulador de 66 kWh. Isso deve garantir um alcance de quase 530 km, mas no ciclo CLTC chinês, mais otimista que o padrão WLTP.

Além disso, o sistema operacional BMW OS8 e várias funções "digitais" estão presentes, como a Chave Digital. O chassi foi adaptado às condições das vias chinesas pela joint venture entre BMW e Brilliance. Vários componentes também tiveram que ser adaptados à cadeia de suprimentos chinesa – essa tarefa também foi assumida pela BMW Brilliance Automotive Ltd. em Shenyang.

O BMW i3 eDrive35L é produzido na fábrica da BMW Brilliance Automotive Ltd. em Lydia, um distrito de Shenyang, que está localizado a cerca de 700 quilômetros a noroeste da capital Pequim.

Com o i3 eDrive35L, o BMW Group agora tem seis carros elétricos puros na linha. Estamos falando dos modelos i3 (ocidental), i3 (chinês), i4, iX3, iX e Mini Cooper SE. Outros modelos já foram anunciados, como o i7 e o iX1, que serão lançados em 2022, seguidos um ano depois pela versão elétrica do BMW Série 5 (provavelmente chamado de i5), o Countryman elétrico e o Rolls-Royce Spectre. Em 2030, espera-se que os veículos totalmente elétricos respondam por 50% das vendas mundiais do BMW Group.

Especificações: BMW i3 eDrive35L