Já podemos afirmar que o setor varejista está prestes a se tornar um pilar fundamental na transição energética do mercado automotivo?

O Carrefour está seguindo os passos de outras empresas do setor – a rede portuguesa Casino anunciou uma parceria com a Tesla no início de fevereiro para a implantação de estações de carregamento elétricos – anunciando um plano maciço para implantar infraestrutura de carregamento para veículos movidos a bateria.

Todas as marcas Carrefour, hipermercados (em parceria com a Allego) e os supermercados Carrefour Market (com a Driveco) serão equipados com pontos de carregamento para carros elétricos. 

 

Enquanto as primeiras infraestruturas dedicadas estarão operacionais a partir do segundo semestre de 2022, nada menos que 5.000 estações de recarga estarão em serviço até 2025. Todos esses pontos serão abastecidos com energia 100% verde, e constituirão nada menos, segundo a marca Carrefour: 

"a primeira rede de carregamento elétrico na França com mais de 700 estações e 5.000 lugares equipados, metade dos quais são alimentados pela ENEDIS".

A primeira estação será disponibilizada a partir de 8 de abril de 2022, no estacionamento do hipermercado Carrefour em Troyes - La Chapelle Saint-Luc.

"Em média, cada hipermercado terá 10 pontos eletrificados e cada supermercado 5 lugares. O serviço será acessível através do aplicativo móvel Carrefour Énergies", acrescentou o comunicado.

Três serviços de carregamento

A oferta será variável e adaptada às necessidades de todos: o chamado serviço de carregamento "conforto", a 22kW, será oferecido gratuitamente durante a primeira hora para os clientes com o cartão de fidelidade da marca, que poderão recarregar cerca de 50% de sua bateria.

O Carrefour também fornecerá um serviço de carregamento rápido e ultrarrápido, com potência variando de 50 kW a 300 kW. Por fim, também será oferecido um serviço gratuito, para bicicletas elétricas ou patinetes.

recarga carrefour

Brasil

No Brasil, a rede Carrefour também começa a montar uma infraestrutura de carregamento em parceria com a startup Tupinambá. Inicialmente serão 40 pontos de recarga, sendo que 5 deles já estão em funcionamento, todos na cidade de São Paulo: no Jardim Pamplona Shopping, nos hipermercados do Tatuapé e do Brooklin, no Butantã Shopping e no Carrefour unidade Villa Lobos.