Caminhão elétrico VW e-Delivery desembarca no México para testes
Desenvolvido no Brasil, caminhão elétrico será lançado em diversos países latino-americanos, começando pelo México no fim do ano
Lançado em meados de 2021, o Volkswagen e-Delivery avança para uma nova etapa em sua expansão internacional. O primeiro caminhão elétrico desenvolvido no Brasil iniciará uma sequência testes no México para avaliar o comportamento em regiões de altitude, antes do início das vendas, previsto para o último trimestre de 2022.
E a jornada pelos países latinos do VW e-Delivery não se resume ao México. Desde o fim do ano passado, o caminhão elétrico já foi apresentado na Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai, além do México.
“Toda virada tecnológica requer uma estratégia bastante sólida para seu sucesso e é o que estamos praticando com o VW e-Delivery, apresentando esta solução de mobilidade mais sustentável aos clientes em diversos países para que quando iniciarmos a fase comercial, todos já estejam familiarizados”, explica Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Para o lançamento do VW e-Delivery, a VW Caminhões e Ônibus rodou o equivalente a mais de 400 mil quilômetros de testes. Agora no México, a Engenharia da montadora vai avaliar o desempenho em diferentes altitudes e em ambientes urbanos.
Em uma estratégia que irá abranger todos os países da região, a VWCO se vale de parcerias com os importadores para testar e adaptar o caminhão elétrico às condições locais. Os veículos serão exportados a partir da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, que sedia o centro mundial de desenvolvimento da marca também para elétricos.
O Volkswagen e-Delivery está equipado com um motor elétrico WEG de 300 kW (408 cv) e 220 kgfm de torque montado na parte traseira do caminhão. O sistema elétrico de 650 volts é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL, importadas e montadas pela Moura.
No Brasil, o VW e-Delivery é vendido nas seguintes configurações:
Volkswagen e-Delivery 11 toneladas
- 3 opções de entre-eixos: 3.300 mm, 4.000 mm e 4.400 mm
- 3 pacotes de bateria - 105 kW - autonomia de 110 km
- 6 pacotes de bateria - 190 kW - autonomia de 250 km
Volkswagen e-Delivery 14 toneladas
- 1 opção de entre-eixos: 3.300 mm
- 3 pacotes de bateria - 105 kW - autonomia de 110 km
- 6 pacotes de bateria - 190 kW - autonomia de 250 km
Os preços variam entre R$ 780.000 e R$ 980.000 dependendo da configuração.
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 08:01 Carros elétricos em mercados emergentes: o desafio dos modelos baratos
- 15:30 Carros chineses conquistam o Brasil: busca por modelos 0 km dispara 220%
- 13:52 Marca de luxo da GWM, WEY chegará ao Brasil com SUV plug-in
- 12:37 BMW i4 ganha retoque visual e atualizações no sistema para a linha 2025
- 10:58 BYD Yuan Pro: SUV elétrico será lançado no Brasil até o final de 2024
- 09:45 Xiaomi SU7: carro elétrico teve mais de 75.000 pedidos em 28 dias
- 08:00 Volkswagen ID. Code: SUV elétrico antecipa design e tecnologias do futuro
- 17:00 Toyota revela dois novos SUVs elétricos, incluindo cupê projetado com a BYD
Sobre este artigo
Marca | |
Categoria | |
Tags |