Com o aumento das opções de carros elétricos na linha, a Chery prepara uma grande mudança em sua estrutura. Conforme relatado pela imprensa chinesa, o fabricante já havia solicitado no ano passado o registro de uma nova submarca chamada QQ, batizada em homenagem ao pequeno carro urbano e que agora será uma divisão dedicada a veículos elétricos. 

E agora surgem mais informações sobre esta nova divisão. Segundo o site CarNewsChina, a marca QQ será anunciada de forma oficial em junho deste ano, de acordo com documentos e relatórios vazados.

Galeria: Chery eQ5 - SUV elétrico

O nome QQ é bastante familiar dentro da Chery. Com ele foi batizado o subcompacto da marca lançado em 2003 como um clone do Daewoo Matiz. Barato e criado para as cidades, o pequeno QQ fez sucesso e ajudou a projetar o nome da Chery internacionalmente, chegando, inclusive, a ser produzido aqui no Brasil entre 2016 e 2019. 

Galeria: Novo Chery QQ Ice Cream

Mas a grande novidade veio no ano passado, quando a Chery reviveu o nome com o lançamento de um carro totalmente elétrico chamado QQ Ice Cream, criado para competir no cada vez mais concorrido segmento dos micro carros elétricos na China, atualmente liderado pelo Mini EV, um modelo produzido pela joint venture Wuling-GM.

De acordo com os documentos vazados, a marca QQ irá trabalhar com uma linha de carros 100% elétricos, híbridos plug-in, autônomos e tecnologias relacionadas. A Chery New Energy é proprietária da marca QQ em um situação semelhante a de outras submarcas como o Aion (GAC) e ORA (Great Wall Motors). 

Galeria: Chery eQ1 - China

Por enquanto, a linha da nova divisão QQ é composta por quatro modelos: eQ1, eQ5, Wujie Pro e Wujie Max, sendo que os dois primeiros faziam parte da submarca eQ da Chery e os outros dois são modelos novos que ainda não tiveram muitos detalhes divulgados.

eQ1 no Brasil

Vale destacar que o elétrico urbano eQ1 é um dos modelos aguardados por aqui e pode ser lançado ainda neste ano. Com apenas 3,20 metros de comprimento e até 400 km de autonomia pelo padrão NEDC, ele é mais um que virá brigar pelo título de carro elétrico mais barato do Brasil. 

Fonte: CarNewChina