Quem venderá mais carros elétricos: Tesla, BYD ou Volkswagen?
No 1º trimestre, a Tesla reforçou sua posição de liderança, enquanto a VW sofreu com a produção e a BYD avançou rapidamente
Analisando além dos números atuais de produção e vendas de carros elétricos, qual será a tendência para o restante do ano. Como estão os principais concorrentes e até quando a Tesla ficará na liderança?
Hoje, vamos dar uma olhada nos resultados de vendas durante o primeiro trimestre de 2022, comparando a Tesla com o Grupo Volkswagen (incluindo Volkswagen, Audi, Porsche, Skoda e SEAT) e BYD.
A Tesla alcançou recentemente mais um recorde trimestral de entregas de carros elétricos: 310.048. É um resultado massivo comparado com outros fabricantes. Além disso, a montadora norte-americana também está aumentando consistentemente suas vendas.
Galeria: BYD Tan 2022 (China)
O Grupo Volkswagen era frequentemente visto como uma empresa que seria capaz de aumentar rapidamente as vendas de carros elétricos a bateria de várias marcas e ultrapassar a Tesla no segmento de veículos elétricos. No entanto, a montadora alemã luta contra a escassez de semicondutores e, mais recentemente, com problemas de fornecimento de cabos e chicotes elétricos.
Devido às restrições, as vendas do Grupo Volkswagen estão crescendo ano após ano em um ritmo mais lento que o da Tesla, e realmente ficaram mais baixas do que nos três trimestres anteriores.
Galeria: Volkswagen ID. Buzz 2022
Como resultado, a diferença entre as duas montadoras foi ampliada para mais de 210 mil unidades. A Tesla conseguiu produzir e entregar mais de três vezes mais carros elétricos durante o período, que é o maior aumento em muito tempo.
Vendas de carros elétricos no 1º trimestre de 2022:
- Tesla: 310.048 (aumento de 68% em relação ao ano anterior)
- Grupo Volkswagen: 99.100 (aumento de 65,2% em relação ao ano anterior) ou 32% do resultado da Tesla* incluindo um pequeno número de veículos comerciais
- Diferença: 148.800 (aumento de 106% de 72.129)
A próxima empresa na análise é a BYD, que aumentou as vendas de carros elétricos a bateria de forma muito rápida - 271% em relação ao ano anterior, para 143.224 unidades (primeiro trimestre de 2022).
Isso é significativamente mais do que o Grupo Volkswagen. É a primeira vez desde o primeiro trimestre de 2020 (período para o qual temos dados) que as vendas de carros elétricos da BYD superaram as do Grupo Volkswagen.
Vendas de carros elétricos no 1º trimestre de 2022:
- Tesla: 310.048 (aumento de 68% em relação ao ano anterior)
- BYD: 143.224 (aumento de 271% em relação ao ano anterior) ou 46% do resultado da Tesla
- Diferença: 166.824 (aumento de 14% de 146.278)
Nesse ritmo, se a BYD não desacelerar, poderá se tornar a número 2 em carros elétricos até o fim do ano. Quem sabe, talvez outros grupos automotivos se juntem a esta briga?
Por enquanto, todos os três têm alto potencial de crescimento - a Tesla acaba de abrir duas novas fábricas (na Alemanha e no Texas), espera-se que o Grupo Volkswagen resolva gradualmente problemas de fornecimento de peças e libere todo o potencial (300.000 pedidos de veículos elétricos apenas na Europa Ocidental fala por si mesmo), enquanto a BYD tem como meta 600.000 em 2022 (talvez mais).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
2025 será o ano-chave para as baterias sólidas nos carros elétricos
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian