De acordo com informações compartilhadas no Twitter pelo investidor da Tesla Gary Black, a Tesla já ampliou sua nova giga-fábrica em Berlim, Alemanha, para produzir 350 unidades do Model Y por semana. Reportagens locais sugerem que a meta da empresa é chegar a 1.000 veículos por semana até o final de abril de 2022.

A Tesla disse que pretende ampliar a Gigafactory de Berlim para produzir cerca de 5.000 a 10.000 unidades por semana até o final de 2022. A montadora norte-americana pretende produzir cerca de 30.000 carros elétricos na nova fábrica este ano, e ainda mais carros em 2023. Incluímos o tweet de Black abaixo, que inclui informações de um artigo da Bloomberg publicado pela Automobilwoche.

 

A giga-fábrica da Tesla na Alemanha acaba de ser oficialmente inaugurada após muitos meses de atrasos. Como de costume, a Tesla realizou uma cerimônia de entrega na fábrica para os primeiros SUVs Model Y produzidos na fábrica. Musk tem sido cauteloso ao falar sobre as novas fábricas na Alemanha e no Texas, deixando claro que o processo de aumento da produção provavelmente levará muito tempo.

Olhando para a frente, haverá uma pausa na produção de três semanas na giga-fábrica Berlim no segundo semestre de 2022. Durante este tempo, a Tesla mudará a química da célula da bateria e/ou formato para o crossover elétrico. O site Teslarati sugere que é provável que a Tesla faça a transição da fábrica para produzir SUVs Model Y com as novas células de bateria 4680.

Os Model Y de produção alemã utilizam atualmente as células 2170. A Tesla provavelmente entregou os primeiros crossovers Model Y com o novo formato de bateria em sua grande festa de abertura da Gigafactory em Austin, Texas.

A matéria cita ainda que a Tesla está em processo de construção de uma fábrica de células de bateria na Giga Berlin. As apurações sugerem que a fábrica está sendo erguida rapidamente, e que poderá abrir em breve. Isto faz sentido se Tesla está planejando começar a produzir o Model Y de fabricação alemã com células 4680 após a conclusão da fábrica no segundo semestre.