Lincoln, a marca premium da Ford, apresenta o Star Concept, um SUV totalmente elétrico com elementos de minivan. O estudo pretende mostrar como será a linguagem de design dos futuros carros elétricos da Lincoln.
O modelo é baseado em uma arquitetura elétrica flexível que pode receber tração traseira e nas quatro rodas. Além disso, a Lincoln ainda não está revelando nenhum dado técnico. Ainda não foram divulgadas informações sobre as dimensões ou mesmo sobre o sistema de propulsão e a bateria.
Com o Star Concept, a Lincoln introduz uma nova linguagem de design. Isto inclui uma nova dianteira, uma lateral com linha de teto inclinada e grandes áreas de vidro e uma parte traseira saliente em forma de cunha um pouco estranha. O estilo da carroceria nos remete ao luxuoso Cadillac Lyriq, seu arquirrival. Se a Lincoln lançasse um concorrente para o modelo de cinco metros, não seria surpresa:
As portas laterais do Start Concept tem abertura oposta e não há uma coluna B. O capô pode ficar transparente graças a um vidro eletrocromático. O mecanismo de abertura muito incomum do capô não é muito próximo da produção em série: a parte dianteira abre como uma gaveta e a parte superior fica suspensa. Existe também um mecanismo complicado na parte traseira:
O interior é extremamente chique, minimalista e nobre, com uma tela ligeiramente curva que percorre todo o painel. Além disso, há um elaborado show de luzes: aparentemente, estruturas de cristal são projetadas nas colunas, no teto e nos interiores das portas. Depois há o logotipo da marca em forma de estrela que brilha "como uma joia" no painel de instrumentos e dá as boas-vindas ao motorista.
Na parte traseira semelhante a uma sala de estar, os passageiros podem esticar bem as pernas. Entre os dois bancos traseiros há um luxuoso refrigerador de champagne:
Com a escolha de três diferentes "humores de rejuvenescimento" (Coastal Morning, Mindful Vitality e Evening Chill), você pode influenciar o som, os aromas e a iluminação no interior. O vídeo a seguir mostra um pouco disso; ele também mostra que o volante só sobe quando você entra no veículo.
Guardamos as novidades mais importantes para o final: Em meados da década, espera-se que as vendas de carros elétricos representem mais da metade das vendas da Lincoln. No entanto, a marca ainda não dispõe de um único veículo elétrico.
Entretanto, a marca planeja lançar três carros elétricos até 2025, com um quarto a ser acrescentado até 2026. Um desses modelos pode ser um SUV de cinco metros, outro um SUV de 4,85 metros e um terceiro um modelo de cerca de 4,60 metros de comprimento, informou a Reuters em fevereiro, citando fontes internas. Há também especulações sobre uma versão Lincoln baseada no Ford Mustang Mach-E de 4,71 metros de comprimento.
Fonte: Lincoln
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Ford Mustang Mach-E: elétrico merece ser chamado de Mustang?
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Ford Mustang Mach-E: SUV elétrico é lançado no Brasil por R$ 486.000
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Ford Mustang Mach-E: SUV elétrico será lançado no Brasil em outubro
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Ford Mustang Mach-E Rally estreia como versão radical do SUV elétrico