Carro elétrico de aplicativo, BYD D1 é o próximo lançamento no Brasil
Monovolume tem soluções exclusivas e já está em testes avançados no país
O BYD D1 será o próximo lançamento da marca no Brasil. Segundo apurado pelo Motor1/InsideEVs Brasil, o carro elétrico que foi criado desde o início como um veículo para os aplicativos de transporte e serviços de compartilhamento irá desembarcar no país em breve com foco no mercado corporativo.
Lançado recentemente na China, inicialmente para o serviço de mobilidade local Didi Chuxing, um dos principais rivais internacionais do Uber, o carro elétrico D1 é na verdade um monovolume, com soluções interessantes e bom nível de tecnologia, inclusive sendo equipado com as baterias de lâmina (Blade), já presente em outros veículos elétricos da marca, como o SUV Tan EV e o sedã Han EV, ambos lançados recentemente no Brasil.
Galeria: BYD D1
Ainda que o visual externo do BYD D1 lembre um pouco modelos como o VW ID.3 em elementos como a dianteira, rodas, formato dos faróis e linha de cintura, o monovolume elétrico se caracteriza pelas soluções pensadas para o seu tipo de uso: o interior é versátil, tem bancos ergonômicos e porta corrediça para facilitar o acesso dos passageiros.
Pensando desde o início como um carro para aplicativos de transporte, o D1 permite que os usuários definam suas escolhas para a viagem por meio de um aplicativo. É possível selecionar a temperatura do ar-condicionado ou aquecimento, entre outras coisas, antes de iniciar o trajeto.
Em termos de especificações, o BYD D1 mede 4.390 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.650 mm de altura, enquanto o entre-eixos é de bons 2.800 mm. O motor elétrico entrega 130 cv de potência e 18,3 kgfm de torque máximo e a velocidade máxima é limitada em 130 km/h. As modernas baterias de lâmina com 53 kWh de capacidade garantem autonomia para 371 km com uma carga pelo ciclo WLTP (418 km NEDC).
O BYD D1 já foi flagrado várias vezes aqui no Brasil, inclusive sem camuflagem, o que mostra seu estágio avançado de adaptação para o nosso mercado. A marca ainda não divulgou nenhuma informação oficial sobre datas ou mais detalhes. No entanto, apuramos que o modelo será vendido apenas para frotas. Ou seja, não estará disponível para vendas pessoa física, ao menos no começo.
Este futuro lançamento representa mais um passo na ofensiva de veículos eletrificados da BYD por aqui, que ainda terá mais novidades até o fim deste ano, entre carros elétricos e híbridos.
Com Leo Fortunatti / Fotos: Autohome e Primeira Marcha
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD rompe contrato após MPT flagrar trabalho análogo à escravidão
Esperado no Brasil, NETA L recebe o prêmio de Carro do Ano na China
BYD: mais de 1 milhão de carros produzidos em uma única fábrica
Tesla CyberCab poderá ser 'guiado' por controle de videogame
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil
VW: dados de localização de 800.000 elétricos vazam na Europa
Novo esportivo da BYD é flagrado pela primeira vez: rival do Porsche 911