Depois do e-tron e do e-tron GT, a Audi prepara o lançamento de mais um modelo 100% elétrico no Brasil. Para se posicionar como uma opção de entrada entre os EVs, o Audi Q4 e-tron foi visto pela primeira vez em testes no Brasil com bastante camuflagem para evitar ser reconhecido.
De fato, deu um certo trabalho reconhecer o Audi Q4 e-tron. O flagra foi feito pelo perfil Despachante Legaliza no Instagram e nem mesmo eles sabiam do que se tratava. Alguma pesquisa depois, a equipe do InsideEVs Brasil conseguiu identificar o SUV compacto da Audi usando alguns pontos chaves como ponto de partida.
A placa de São Bernardo do Campo (SP) indicava que era um modelo do Grupo Volkswagen. Rodas e linhas gerais o identificavam como um Audi, mas a terceira janela lateral escondida, assim como a ligação entre as lanternas traseiras, dificultaram um pouco a identificação do Q4 e-tron. Ele foi apresentado na Europa em abril do ano passado em carrocerias SUV e o famoso Sportback, o SUV cupê.
O Audi Q4 e-tron Concept foi mostrado no final do ano passado no Brasil, durante o Audi House of Progress. Isso já indicava que a marca preparava o lançamento do SUV compacto elétrico em nosso mercado como um concorrente dos Volvo XC40 e C40 e, em um futuro breve, o BMW iX1. Apesar de não falar oficialmente sobre isso, o carro conceito não estaria em um evento da marca sem uma missão específica.
O Audi Q4 e-tron é o primeiro modelo da marca sobre a plataforma MEB, 100% dedicada aos elétricos. Tem 4,59 m de comprimento e 2,76 m de entre-eixos, com uma carroceria musculosa na região das caixas de rodas, algo escondido pela camuflagem no carro flagrado. As rodas, aparentemente, são as de 21" e podem marcar uma versão topo de linha como a escolha pro Brasil. No exterior, o Q4 e-tron é vendido em versões com um motor (170 cv e 204 cv), ambos com 31,6 kgfm, e uma com 299 cv e tração integral quattro, já com 47 kgfm.
As baterias variam conforme a versão, desde 55 kWh a 82 kWh (brutos). Caso a Audi importe a versão com tração integral, a autonomia divulgada é de 488 km, com recarga que vai de 11 kW a 125 kW. A versão Sportback, apesar de ainda não vista em testes, pode ser a opção um pouco mais cara para enfrentar o Volvo C40, com o mesmo estilo de carroceria.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Aguardado no Brasil, Audi Q4 E-Tron ganha mais potência e autonomia
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Volkswagen: escassez de motores elétricos se espalha por fábricas na Europa
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
VW suspende produção de elétricos de novo, mas não por culpa da demanda
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Audi Q4 e-tron, aguardado no Brasil, tem autonomia de 435 km nos EUA