O Inmetro divulgou recentemente a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para veículos leves 2022, onde registra, classifica e atribui nota aos carros elétricos avaliados (juntamente com os modelos de motores a combustão) em termos de consumo e eficiência energética no Brasil.
Com base nesses dados, elaboramos este ranking que inclui apenas os carros com propulsão totalmente elétrica, deixando de lados os modelos híbridos plug-in e híbridos convencionais, bem como os modelos com motores a combustão, estes já elencados pelo Motor1.com em outra lista.
Os critérios utilizados foram o consumo energético (em MJ/km) e o consumo médio equivalente, uma medida útil adotada pelo instituto que permite equiparar o consumo de energia dos carros elétricos com os modelos equipados com motores de combustão interna a gasolina.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
JAC e-JS1 | 60,3 km/l | 52,9 km/l | 0,36 | A |
O carro elétrico que já foi o mais barato do Brasil (perdeu o posto para o Kwid E-Tech e depois para o Caoa Chery iCar), foi o campeão no ranking de eficiência elaborado pelo InsideEVs com os dados do Inmetro. O modelo da JAC tem autonomia de 300 km com uma carga e consumo equivalente a um carro a combustão de impressionantes 60,3 km/l na cidade e 52,9 km/l na estrada.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
Renault Kwid E-Tech | 52,7 km/l | 39,6 km/l | 0,44 | A |
O segundo colocado da lista é o também segundo carro elétrico mais barato do Brasil. Lançado em abril e com o primeiro lote de 750 unidades esgotado, o Kwid E-Tech agora custa R$ 146.990. O pequeno Renault tem autonomia de 295 km com uma carga no uso exclusivamente urbano e uma eficiência que também é destaque com consumo equivalente de mais de 52 km/l na cidade.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
Fiat 500e | 47,3 km/l | 40,4 km/l | 0,46 | A |
O primeiro carro elétrico da Fiat foi lançado no Brasil no ano passado e acabou não entrando na avaliação do Inmetro. Agora, o modelo urbano faz sua estreia no ranking com uma respeitada terceira posição, graças ao consumo equivalente de mais de 47 km/l na cidade.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
BMW i3 | 47,7 km/l | 39,4 km/l | 0,47 | A |
Campeão em eficiência no ranking do ano passado, o BMW i3 caiu para o quarto lugar este ano. Mas isso não é ruim e considerando sua trajetória no mercado de quase uma década ainda é um valor respeitável. Com a apresentação do BMW iX1 elétrico, que chegará aos principais mercados a partir do fim do ano, a sua aposentadoria vai ficando mais próxima.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
Chevrolet Bolt | 45,3 km/l | 36,3 km/l | 0,50 | A |
O Chevrolet Bolt mudou o visual, aumentou a capacidade de carregamento e ganhou novas tecnologias na linha 2022. No entanto, o trem de força é o mesmo do modelo pré-reestilizado, ainda honesto no que tange à autonomia (416 km EPA) e eficiência energética, ocupando o 5º lugar deste ranking.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
Chery Arrizo 5e | 39,3 km/l | 34,5 km/l | 0,55 | A |
Nem sempre lembrado, afinal ele está sendo vendido atualmente apenas para frotas, o Caoa Chery Arrizo 5e não é a última palavra em termos de tecnologia de carros elétricos, mas ainda assim se vale de um bom resultado em eficiência, alcançando a sexta posição do ranking.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
BMW iX3 M Sport | 37,9 km/l | 32,7 km/l | 0,57 | A |
Ele acabou de chegar e já entrou na sétima posição do ranking. Recém-lançado no Brasil por R$ 475.950, o BMW iX3 apresentou bons números de consumo equivalente, considerando o seu porte e o fato de não ter uma plataforma dedicada, o que mostra o bom trabalho de engenharia da marca bávara.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
Mini Cooper SE Electric | 38,5 km/l | 31,8 km/l | 0,58 | A |
Elogiado pelo preço (levando em conta os principais concorrentes), o Mini Cooper SE também conseguiu entrar no Top 10 dos mais econômicos. E ainda que a sua autonomia seja considerada baixa (234 km WLTP), ele consegue ser eficiente, o que ameniza em parte o baixo alcance das baterias.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
Nissan Leaf Tekna | 38,7 km/l | 31,9 km/l | 0,58 | A |
O Nissan Leaf é quase um habitué nas listas de carros elétricos. Presente no nosso mercado desde 2019, o modelo pioneiro da marca japonesa ainda entrega bons números de eficiência e uma autonomia de 385 km (WLTP), ainda suficiente para o uso urbano.
Modelo | Consumo equivalente (Gasolina) | Consumo energético (Mj/km) | Classificação PBE | |
Cidade | Estrada | |||
Peugeot 208 e-GT | 37,8 km/l | 30,8 km/l | 0,59 | A |
E o décimo lugar da lista ficou com a versão elétrica do Peugeot 208. Lançado há pouco tempo, ele tem bons atributos em termos de dirigibilidade, equipamentos e tecnologia. Já a eficiência está dentro da média do segmento e a autonomia é de 340 km pelo ciclo WLTP.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Rival do BYD Song Plus, Neta L ganha bateria para 1.300 km de alcance
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Chevrolet Equinox EV tem alcance pelo Inmetro divulgado antes da estreia
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Zeekr 001 também teve alcance divulgado pelo Inmetro; chega em outubro
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Zeekr X tem autonomia divulgada no Brasil antes da estreia oficial