Aguardado no Brasil, VW ID.4 elétrico ganha nova versão com tração integral
Nova configuração de motor duplo entrega 261 cv de potência e ficará posicionada abaixo da linha esportiva GTX
A Volkswagen precisava de um ID.4 com tração nas quatro rodas não-GTX e foi exatamente isso que a marca adicionou à linha na Europa com o lançamento do novo ID.4 Pro 4Motion. Sua configuração de duplo motor tem 261 cv (contra os 299 cv da GTX) e custa a partir de 49.020 euros na Alemanha (1.400 euros a menos).
Ele é sete décimos mais lento para acelerar até 100 km/h em comparação com o GTX, com uma arrancada de 6,9 segundos. Sua velocidade máxima é a mesma dos ID.4 GTX, 180 km/h, que é mais do que a dos modelos com tração traseira, que param um 160 km/h.
Galeria: Volkswagen ID.4 First Edition
Maior capacidade de reboque
Entretanto, a versão ID.4 Pro 4Motion não foi projetada para entusiastas de carros de performance, mas sim para pessoas que podem precisar rebocar algo e que também podem estar mais inclinadas a levar o veículo para fora da estrada. É classificado para rebocar 1.400 kg, 200 kg a mais do que o ID.4 Pro RWD, e com o motor dianteiro fornecendo tração quando necessário, ele deve ser ligeiramente menos propenso a ficar preso fora da estrada.
Com esta nova versão (que não é muito mais barata que a GTX) a Volkswagen tornará o ID.4 ainda mais atraente para os compradores. O SUV elétrico vem se saindo muito bem, com 163.000 veículos entregues em todo o mundo em 2021 e um aumento esperado nesse número este ano.
O ID.4 está sendo produzido atualmente em duas fábricas na Alemanha, as unidades Zwickau e Emden da VW (através de um processo completamente neutro em carbono, de acordo com o fabricante), em Chattanooga, Tennesse (EUA) e na China através da joint venture SAIC-VW que fabrica o ID.4 X, bem como a joint venture FAW-VW que faz o ID.4 Crozz.
Ele também está disponível como VW ID.5, que tem formato SUV cupê e um teto com maior caída na parte traseira, que o deixou ligeiramente mais esportivo na personalidade em comparação com o ID.4 regular.
Aguardado no Brasil, o Volkswagen ID.4 já foi apresentado oficialmente por aqui e tem aparecido em alguns eventos para o público, onde recentemente foi liberado para test-drive do público durante o Dia da Mobilidade Elétrica, em São Paulo (SP).
A Volkswagen ainda não confirmou a data de lançamento do SUV elétrico por aqui, mas o modelo tem sido flagrado em testes sem camuflagem em diversas ocasiões, indicando que a chegada pode estar próxima. A conferir.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian