Volkswagen retoma 3º turno da produção de carros elétricos na Alemanha

Cerca de 1.300 veículos elétricos saem da linha de produção na fábrica de Zwickau todos os dias úteis

Volkswagen ID.4 production in Zwickau, Germany Volkswagen ID.4 production in Zwickau, Germany

A Volkswagen anunciou no começo desta semana que sua principal fábrica para a produção de carros elétricos em Zwickau, na Alemanha, retomou a operação em três turnos.

As linhas de produção foram interrompidas no final de fevereiro devido a problemas de fornecimento de peças (especificamente chicotes de fios da Ucrânia) por cerca de três semanas e depois retomadas em 29 de março em uma escala limitada de cerca de 900 veículos por dia.

Após assegurar o fornecimento estável de peças, a produção aumentou gradualmente e, em 13 de junho, a empresa conseguiu retomar a operação em 3 turnos com uma produção de cerca de 1.300 veículos elétricos por dia útil.

Stefan Loth, presidente do Conselho de Administração da Volkswagen Saxony, disse:

"O fornecimento de peças está agora tão estável novamente que, com o terceiro turno, agora temos capacidade adicional em Zwickau para trabalhar além da carteira de pedidos"

No local, a empresa produz um total de seis modelos baseados na plataforma MEB, incluindo o Volkswagen ID.3, Volkswagen ID.4, Volkswagen ID.5, Audi Q4 e-tron, Audi Q4 Sportback e-tron e Cupra Born. A fábrica foi projetada para 330.000 veículos elétricos por ano.

Considerando o quanto a produção de carros elétricos foi limitada no início deste ano, é uma excelente notícia - também para aqueles que estão esperando o Volkswagen ID.4 nos EUA (inicialmente importado da Alemanha).

Recentemente a Volkswagen também iniciou a produção do Volkswagen ID.4 em Emden, enquanto o Volkswagen ID. Buzz entrou em produção em Hannover. Na Transparent Factory em Dresden, a empresa ainda produz o ID.3, mas em pequena escala (supostamente 35 unidades por dia).

Enquanto isso, a Skoda do Grupo Volkswagen também conseguiu retomar a produção do Skoda Enyaq iV e Enyaq Coupe iV para 1.000 unidades por semana no final de abril (com a meta de atingir 370 unidades por dia ou 1.850 por semana mais adiante).

Todos esses esforços devem trazer um fluxo constante e de alto volume de carros elétricos baseados na plataforma MEB para o mercado europeu faminto por veículos elétricos. 

A rápida eletrificação do transporte tem dupla importância, pois o petróleo não só é caro, mas no caso da Europa, também é muito dependente das importações.