Parece que a química entre a Audi e a Nio não está dando muito certo. O fabricante premium alemão processou a montadora chinesa de carros elétricos por supostas infrações de marca registrada.

A Audi afirma que os nomes ES6 e ES8 são muito semelhantes aos do S6 e S8. O Nio ES6 e o ES8 são SUVs elétricos, enquanto os Audi S6 e S8 são as versões "esportivas" dos modelos A6 e A8.

Galeria: NIO ES6

No momento da redação desta matéria, a Nio vendia seu ES8 na Europa apenas na Noruega. Em seu site, no entanto, a marca deixa claro que planeja lançar o ES8 no mercado alemão no quarto trimestre de 2022. Mas isso só acontecerá após o lançamento do sedã elétrico ET7.

De acordo com Handelsblatt, a Nio já retirou os nomes ES6 e ES8 desde o processo da Audi. A NIO exibiria seus SUVs elétricos ES6 e ES8 em eventos sem mostrar os nomes. Depois da Alemanha, espera-se que eles cheguem a outros países europeus, como Suécia, Dinamarca e Holanda.

NIO ES8
NIO ES8

A Audi, por sua vez, também está desenvolvendo veículos elétricos. Em breve, a empresa lançará o A6 e-tron, que competirá com o Nio ET7. Ele deve estrear este ano e é provável que seja muito semelhante ao conceito apresentado há alguns meses. A vers'ao de producao do modelo será complementada em 2024 pelo A6 e-tron Avant, a variante perua com mais espaço no porta-malas.

Ao contrário da maioria dos fabricantes de carros elétricos, Nio oferece a opção de substituir as baterias em vez de carregá-las. Este processo requer muito menos tempo, pois você só precisa achar uma estação para substituir a bateria vazia por uma bateria totalmente carregada. Essas estações já existem na China, mas em breve estarão disponíveis na Europa também. Para isso, a Nio assinou um acordo com a Shell que ampliará a rede de estações de troca de baterias no velho continente.