A Ford apresentou a Ford Pro Electric SuperVan no tradicional Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido. A van elétrica se destaca pela potência de cerca de 2.000 cv e marca a quarta geração da sua linha de vans de performance ultra-alta.

Trata-se da van mais potente já produzida pela marca do oval azul até hoje. O trem de força elétrico que permite acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos e atingir a velocidade máxima de 300 km/h.

O modelo superpotente foi desenvolvido na Áustria como um protótipo pela Ford Performance e pela STARD, especializada em carros elétricos de competição. Dessa forma, a supervan elétrica serve como vitrine das tecnologias de eletrificação e conectividade já oferecidas na linha Transit. Ela foi testada na conhecida prova da subida de Goodwood pelo piloto Romain Dumas. 

Galeria: Supervan elétrica Ford

Em termos de propulsão, a Ford Pro Electric SuperVan é equipada com quatro motores elétricos, tração integral, bateria de 50 kWh com refrigeração líquida e um sistema especial de controle. O chassi da supervan é baseado na E-Transit, versão elétrica da Transit, e passou por diversas adaptações para um melhor desempenho na pista. 

Segundo a divisão de veículos comerciais Ford Pro, a SuperVan elétrica conta com transmissão de dados em tempo real e o gerenciamento remoto para maximizar a performance do veículo.

“Com 2.000 cv de potência elétrica, emoção incomparável e estilo inspirado na nova E-Transit, esta é a supervan do século 21. Mas performance não é só potência. Como nos carros de corrida modernos, os engenheiros podem usar os dados em tempo real para otimizar o seu desempenho”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports.