A apresentação do plano estratégico Renaulution no início de 2021 também tem atraído a atenção de todos por seu testemunho excepcional, o Renault 5 Prototype, uma prévia do carro elétrico compacto que chegará ao mercado a partir de 2023.
O carro conceito, projetado para mostrar como a empresa quer partir do passado para se projetar no futuro, assumiu uma versão moderna do icônico Renault 5, o carro urbano nascido 50 anos atrás apreciado por sua praticidade e que também ficou famoso por suas variantes esportivas, como o Renault 5 Turbo. O que todo mundo não sabe, no entanto, é que em seu ano de lançamento (1972) este pequeno carro também teve uma versão 100% elétrica chamada Renault 5 Électrique.
Desenvolvido em conjunto com a EDF, uma das principais fornecedoras de energia da França, o Renault 5 Électrique foi produzido apenas até 1974 em alguns exemplares. Estes foram mais do que experimentais e usados principalmente pela própria Renault para sua logística interna e, em alguns casos, foram concedidos em uso às administrações públicas francesas.
O motor elétrico tinha uma potência de 10 cv que permitiu atingir uma velocidade de apenas 60 km/h alimentado por uma bateria de 300 kg, o suficiente para percorrer no máximo 60 km com uma carga completa.
As baterias foram colocadas no lugar do banco traseiro e para sua montagem e desmontagem foi necessário modificar o teto instalando um painel de metálico móvel na parte traseira.
Hoje, 50 anos após o lançamento do primeiro R5 elétrico, a Renault se prepara para tornar o carro conceito apresentado no início de 2021 como um pilar do novo plano estratégico Renaulution. O Renault 5 Prototype, lembramos, é um dos modelos cruciais nos quais se baseia a transição energética da montadora francesa.
O renascimento elétrico do icônico modelo dos anos 70 se concentrará em um preço muito baixo graças à nova estratégia industrial da Renault para baterias que foi revelada pelo próprio Luca de Meo, o CEO da empresa.
O Renault 5 Prototype e os outros carros elétricos da montadora francesa serão equipados inicialmente com baterias de células NMC (Níquel, Manganês, Cobalt) e posteriormente com os futuros acumuladores de lítio de nova geração capazes de manter um preço competitivo e tornar os carros tão acessíveis quanto os equipados com motores a combustão.
Para o 50º aniversário do Renault 5, também vale lembrar que a marca do losango preparou um modelo único do gênero: o Renault 5 Diamant.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Renault Twingo E-Tech antecipa elétrico estiloso e com o Brasil no radar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Renault 4 elétrico resgata história de sucesso atualizada