No final de maio, a Triumph anunciou que tinha concluído os testes da TE-1, protótipo que dará origem à primeira motocicleta elétrica da empresa. É natural que as expectativas sejam bastante elevadas. E que informações a Triumph conseguiu obter com os testes que foram realizados em pista?
O primeiro dado divulgado foi o das entregas do propulsor elétrico. O pico de potência chega a 177 cv, enquanto o torque aferido foi de 11 kgfm. São bons números, mas de nada valem se a moto for muito pesada. De acordo com a Triumph, a TE-1 pesa 220 kg. Dentro da empresa, esse peso se aproxima do visto em uma Street Triple a combustão.
Sobre a autonomia, a Triumph afirma que a TE-1 é capaz de percorrer cerca de 160 km com uma carga completa. Como em todas as motos eléctricas, esse número variará com base numa série de fatores. Acelerar forte, com agressividade e por muito tempo deve produzir resultados inferiores na comparação com uma tocada mais tranquila.
A Triumph TE-1 também conseguiu acelerar de 0 a 96 km/h (0 a 60 mph) em 3,6 segundos, Chegando a 160 km/h em 6,2 segundos. Nenhum número oficial de velocidade máxima foi divulgado, mas a Triumph informa que o tempo de carregamento até 80% é de apenas 20 minutos.
Não temos a certeza de que tipo de carregador foi utilizado para alcançar este resultado. É presumivelmente um carregador rápido de corrente contínua (DC), mas será um carregador específico da Triumph? Qual é o tempo para recarga completa? Quão robustas são as células da bateria, uma vez que a carga rápida normalmente exige mais delas? Ainda há muitas perguntas não respondidas.
Na fase final de testes da TE-1, a Triumph convidou Brandon Paasch, campeão de motovelocidade, para ajudar na avaliação do motor, bem como nos testes de pista do protótipo final da moto. Ele resumiu a experiência da seguinte forma:
"A resposta do acelerador na TE-1 é incrível, é muito torque e quando se toca pela primeira vez no acelerador é potência instantânea, que é obviamente o que adoro como piloto de motociclismo. Para mim foi uma experiência realmente fantástica. A aceleração é incrivelmente rápida, puxa como louca".
Agora que os testes do protótipo TE-1 estão completos, teremos que esperar e ver quando uma versão de produção mostrará a cara - e que mudanças podem ser feitas até lá. O estilo do protótipo foi extremamente bem recebido, inclusive esperamos que não mude muito. Mais uma vez, o toque da Triumph no estilo é notavelmente consistente e já parece uma moto normal da marca, então dificilmente veremos algo novo.
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