A Porsche anunciou planos para lançar um SUV elétrico topo de linha no evento Capital Markets Day, que aconteceu nesta terça-feira (19) no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa em Weissach, Alemanha.

O CEO Oliver Blume disse que a linha Porsche seria ampliada com um SUV de luxo totalmente elétrico que ele deu a entender que será posicionado acima do Porsche Cayenne.

"Planejamos adicionar um novo modelo de SUV totalmente elétrico ao nosso portfólio, que sairá da linha de produção em Leipzig. Isso expandirá ainda mais nossa posição no segmento automotivo de luxo. Estamos mirando os segmentos de margem mais alta, em particular, e nosso objetivo de aproveitar novas oportunidades de vendas dessa forma." 

Galeria: Porsche Taycan 4 Cross Turismo

Nenhum outro detalhe foi dado sobre esse futuro SUV elétrico topo de linha, que será montado na mesma fábrica que o futuro Porsche Macan EV, a variante totalmente elétrica do SUV compacto.

A decisão da Porsche de atingir um segmento altamente lucrativo não é surpreendente e não deve incomodar os puristas enquanto a empresa continuar a construir seus famosos carros esportivos.

A marca alemã cita estudos de especialistas que afirmam que o mercado de carros de luxo terá um crescimento robusto nos próximos anos, com veículos elétricos a bateria (BEVs) e veículos utilitários esportivos (SUVs), em particular sendo os principais impulsionadores desse crescimento.

Porsche Macan 2019, le novità punto per punto

Ao desenvolver um SUV totalmente elétrico de topo, a Porsche parece estar acertando o alvo, atingindo um novo segmento de mercado que poderia desbloquear um crescimento significativo no futuro.

"Estamos muito bem posicionados para nos beneficiarmos dessas tendências. A Porsche é um dos principais concorrentes no mercado de SUVs esportivos e no segmento de carros de luxo totalmente elétricos."

Porsche AG CFO Lutz Meschke

Falando no futuro, a Porsche prevê que sua base incluirá clientes mais jovens e heterogêneos da próxima geração, com a proporção de mulheres neste grupo de clientes provavelmente aumentando. 

A empresa acrescentou que está focando principalmente nos EUA e mercados emergentes para sua expansão geográfica, além da Europa e da região Ásia-Pacífico. No momento, Europa, América do Norte e China contribuem aproximadamente de forma igual nas vendas totais da Porsche.

O anúncio do SUV elétrico da Porsche faz parte do discurso da empresa - para conquistar investidores antes de sua oferta pública inicial (IPO) no quarto trimestre de 2022.