Depois de lançar sua linha de caminhões elétricos, a Mercedes agora está focada na infraestrutura de carregamento dedicada aos seus veículos pesados movidos a bateria. Em Wörth am Rhein, Alemanha, foi inaugurada a primeira estação de carregamento Mercedes-Benz Trucks.
Chama-se eTruck Charging Park e representa um verdadeiro hub experimental, no qual os operadores podem não apenas recarregar seu veículo, mas também verificar junto com os técnicos da Mercedes e da Netze BW novas soluções de carregamento e consultoria sobre o uso de baterias pesadas.
O eTruck Charging Park possui seis estações de carregamento de diferentes fabricantes, com potências entre 40 e 300 kW, mas como a tecnologia de carregamento evolui rapidamente, a Mercedes optou por focar em uma estrutura modular. Desta forma, você pode adicionar ou substituir estações de carregamento conforme necessário.
Em breve, na verdade, o eTruck Charging Park também abrigará uma estação de carregamento MCS (sistema de carregamento megawatt). Além disso, o local também é (em parte) autossuficiente do ponto de vista energético, graças à presença de um sistema fotovoltaico instalado no teto que também inclui um sistema de armazenamento.
Como hub experimental, no eTruck Charging Park é possível não apenas recarregar, mas também interagir com os técnicos para entender como as fases de carregamento podem ser integradas aos processos logísticos existentes, reduzindo assim os custos de energia. E para quem deseja, também é possível testar o eActros 300/400 na estrada.
"Na transformação rumo à mobilidade elétrica, nosso objetivo é oferecer aos nossos clientes mais do que apenas um caminhão elétrico", disse Michael Scheib, chefe de gestão de produtos da Mercedes-Benz Trucks. "Queremos fornecer uma solução integrada que inclua soluções de consultoria e infraestrutura de carregamento de uma única fonte."
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz mudará o nome dos veículos elétricos: adeus EQ
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Novo Mercedes-Benz Classe S chega em 2030 e mata EQS
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Mercedes-Benz atinge 20 concessionárias para carros elétricos no Brasil
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Mercedes-Benz apresenta ônibus elétrico articulado desenvolvido no Brasil