A Tesla mostrou uma foto teaser de seu robô humanoide, agora conhecido como Tesla Optimus, durante sua recente reunião de acionistas, com Elon Musk anunciando que a empresa pretende mostrar um protótipo no final do próximo mês. A imagem mostra as mãos robóticas do Optimus em forma de coração. 

Quando o robô da Tesla foi anunciado, no evento tesla AI Day do ano passado, o fabricante realmente mostrou um humano vestido com um traje similar no palco, e mesmo que isso tenha sido feito em tom de brincadeira, isso atraiu críticas daqueles que disseram que o projeto não era viável. Mas a recepção negativa não impediu Elon Musk de tocar este projeto e agora, pouco mais de 12 meses desde o IA Day, estamos a um mês de ver um protótipo funcional. 

O segundo IA Day da Tesla também foi adiado de sua data original de 19 de agosto para 30 de setembro, especificamente para dar ao fabricante tempo de criar um protótipo Optimus em funcionamento. Elon Musk também prometeu que o robô teria "muitos atualizações legais", mas ele não elaborou ou mesmo deu dicas sobre o que eles poderiam ser.

A Tesla diz que está criando o robô para que ele faça algumas tarefas gerais básicas em suas fábricas, diminuindo a carga sobre seus funcionários (e também protegendo a empresa de uma possível escassez de trabalhadores). O fabricante não parecia inicialmente priorizar tanto o desenvolvimento do bot, mas isso mudou e agora Musk diz que a apresentação do bot é ainda mais importante do que alguns dos modelos que já tem lançamento programado.

O plano é começar a produção do Tesla Optimus já no próximo ano, então o protótipo de robô que eles mostrarão no final de setembro já deve ser bastante avançado. No entanto, a Tesla já compartilhou cronogramas de lançamento de modelos excessivamente otimistas antes, então não espere que a empresa realmente cumpra seu prazos.