Marcopolo anuncia início de produção do seu 1º ônibus elétrico
Fabricação do modelo urbano Attivi com chassi próprio da marca e 100% elétrico começa neste mês
A Marcopolo anuncia o lançamento do seu primeiro ônibus elétrico. A empresa, que é a terceira maior encarroçadora do mundo, aproveitou o Lat.Bus 2022, realizado nesta semana em São Paulo (SP), para mostrar ao público o Marcopolo Attivi, um modelo com chassi próprio e propulsão 100% elétrica.
Segundo anunciado pela companhia no evento paulista, até o final deste ano serão produzidas 30 unidades do ônibus elétrico Attivi que serão entregues aos clientes em diferentes regiões do país.
Líder do segmento, a Marcopolo aposta principalmente na tecnologia nacional para a produção do Attivi integral da marca, que faz parte da sua estratégia ESG.
“Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e fazer parte da criação de um ônibus elétrico nacional valoriza a nossa engenharia”, avalia James Bellini, CEO da Marcopolo.
Conforme relatado, o cronograma de desenvolvimento do ônibus elétrico aponta que desde 2021 o veículo tem sido utilizado em operação assistida. Os modelos circulam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho.
Além disso, a Marcopolo trabalha com um projeto de transição energética que prevê o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias.
A empresa também afirma que serão oferecidas aos clientes ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.
“É uma iniciativa que reforça a expertise e a tradição da companhia na estruturação de operações de mobilidade. Esse trabalho contribui com o desenvolvimento de projetos que vão ajudar a ditar os novos rumos da mobilidade”, enfatiza o CEO da companhia.
A mobilidade sustentável faz parte da estratégia ESG da companhia, que já conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 10:01 Mercedes-Benz testa com sucesso "mega carregamento" de 1.000 kW
- 09:01 EUA adiam regras "anti-China" mais rígidas de incentivos para elétricos
- 08:01 BYD conquista 9º lugar no ranking de vendas por montadoras no Brasil
- 09:50 Xiaomi: 1 carro produzido a cada 76 segundos com tecnologia de vanguarda
- 09:01 Usar a recarga rápida de forma constante pode prejudicar a bateria?
- 08:01 BYD teve aumento de 49% nas vendas globais em abril de 2024
- 14:37 Mercedes-Benz EQA e EQB 2025: novidades e preço até R$ 80 mil mais baixo
- 12:58 Tesla Cybertruck: como estão as vendas após a euforia do lançamento?
Sobre este artigo
Categoria |