Startup chinesa apresenta carregador que recupera 210 km em 5 minutos
Durante a demonstração, o carregador ultrarrápido da Xpeng Motors conseguiu trabalhar com uma potência de 480 kW
Em seu oitavo aniversário, a XPeng introduziu na China sua nova solução de recarga ultrarrápida, que deverá reduzir significativamente o tempo de carregamento.
O novo carregador ultrarrápido S4 da XPeng, anunciado pela primeira vez no final de 2021, é um carregador de veículos elétricos de classe 800 volts com uma potência máxima de 480 kW.
Em sua apresentação, a XPeng mostrou uma sessão de carregamento de exemplo de seu recém-lançado modelo XPeng G9. O XPeng G9 é o primeiro modelo que pode utilizar a maior parte do potencial deste novo carregador.
De acordo com o vídeo, o carro reabastecia cerca de 210 km de alcance CLTC em apenas 5 minutos, recuperando de um estado de carga muito baixo (SOC) para cerca de 40% de SOC.
Inicialmente, a sessão começou em mais de 150 kW (a mais de 640 V). Em poucos passos, a potência de carregamento aumentou para mais de 400 kW em cerca de 1 minuto. Um nível de mais de 440 kW foi alcançado após 3 minutos e meio (cerca de 700 V).
Infelizmente, a sessão de carregamento termina mais cedo, então não podemos ver quão rápido o G9 carregaria após a janela SOC relativamente estreita, geralmente considerada como a ideal para carregamento de alta potência.
No entanto, esses são resultados muito bons para o conector chinês de carregamento GB/T, provavelmente o mais alto comercialmente disponível na China. XPeng observou também uma vantagem sobre Tesla Superchargers (250 kW na versão V3) e Porsche Taycan (que carrega até 270 kW).
2.000 carregadores S4 até 2025
O primeiro carregador XPeng S4 foi instalado no Sunac Mall em Guangzhou e também é o 1000º ponto de carregamento da empresa (contando 799 carregadores DC e 201 pontos de carregamento de destino em 337 cidades da China).
A curto prazo, a XPeng pretende focar nas instalações de carregadores S4 em 10 cidades com o maior número de pedidos G9. Em 2023, o S4 será instalado nas principais cidades e ao longo das principais rodovias, enquanto até 2025 a empresa gostaria de instalar 2.000 carregadores S4.
Com os novos modelos elétricos de 800 V com grandes baterias, os novos carregadores ultrarrápidos devem melhorar significativamente o desempenho do carregamento e fazer com que a recarga BEV em uma viagem de longa distância seja mais semelhante ao reabastecimento de um veículo convencional.
Enquanto isso, a Europa e a América do Norte estão atualmente expandindo suas redes CCS, com uma produção típica de até 350 kW (mas há um potencial para mais no futuro).
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 15:00 PepsiCo encomendou 100 unidades do Tesla Semi em 2017, mas só recebeu 36
- 09:57 BYD Ocean-M é prévia de hatch elétrico esportivo que chega ainda em 2024
- 09:01 Stelato: marca premium da Huawei lança seu primeiro carro elétrico
- 08:01 Carros elétricos em mercados emergentes: o desafio dos modelos baratos
- 15:30 Carros chineses conquistam o Brasil: busca por modelos 0 km dispara 220%
- 13:52 Marca de luxo da GWM, WEY chegará ao Brasil com SUV plug-in
- 12:37 BMW i4 ganha retoque visual e atualizações no sistema para a linha 2025
- 10:58 BYD Yuan Pro: SUV elétrico será lançado no Brasil até o final de 2024