A Polestar está expandindo suas atividades na indústria de barcos, tornando-se fornecedora de sistemas de baterias e carregamento para a empresa sueca Candela, de barcos elétricos hidrofólios. 

As duas empresas suecas assinaram um acordo de fornecimento de vários anos, marcando uma das primeiras colaborações diretas de tecnologia de baterias do mundo entre empresas das indústrias automotiva e naval. Ao combinar as baterias da Polestar com a pioneira tecnologia de hidrofólio elétrico da Candela, as duas partes visam impulsionar o crescimento da mobilidade elétrica sustentável na sociedade.

Em um comunicado à imprensa, Candela diz que a negociação de baterias permitirá um rápido aumento de produção, com a aproximação dos barcos elétricos do mercado de massa um passo mais próximo da realidade, tocando na tecnologia de baterias automotivas de última geração.

"Polestar é um parceiro dos sonhos para nós. Embora a eletrificação dos carros tenha vindo de longe nos últimos anos, o setor marítimo ficou para trás. Casar nossa eficiente tecnologia de hidrofólio com baterias de alta capacidade da Polestar significa que podemos acelerar a adoção em massa de barcos elétricos juntos."

Gustav Hasselskog, CEO da Candela

Isso é importante para Candela, pois garante um fornecimento constante de baterias e permite que ela contorne o "custo proibitivamente alto das baterias marítimas para barcos elétricos". Os construtores de barcos elétricos normalmente dependem até agora de fornecedores menores. Escassez e altos custos unitários desses pacotes são dois fatores que impediram os barcos elétricos de alcançar a paridade com os navios de motores a combustão.

Bateria Polestar 2

Graças aos hidrofólios guiados por computador que levantam o casco acima da água, os barcos elétricos de Candela "voam" acima da superfície e usam até 80% menos energia em altas velocidades em comparação com as lanchas tradicionais.

Os barcos da Candela, que navegam a 30 nós, produzem zero emissões e baixíssimo ruído, o que melhora o conforto dos passageiros e contribui para uma experiência de cruzeiro mais suave em comparação com os barcos tradicionais.

A Polestar diz que o fornecimento de sistemas de bateria e carregamento a terceiros, o primeiro para a empresa como fabricante de carros elétricos, marca o início de uma parceria mais ampla com a Candela. Ambas as empresas estão comprometidas em explorar mais oportunidades para futura colaboração.