Uma nova iniciativa de expansão da infraestrutura para a mobilidade elétrica foi anunciada para a Região Sul. A parceria entre Movida, Nissan, Rede de Postos SIM e a Zletric dará origem à primeira rede privada de eletropostos com carregadores rápidos interligando as capitais e principais cidades da região.

Batizado de Rota Sul, o corredor de carregamento terá 9 eletropostos e irá oferecer soluções de recarga para os motoristas de carros elétricos nas rodovias da região, já que todos os equipamentos ficarão dentro de postos de gasolina da Rede SIM. 

"A mobilidade elétrica já está no nosso dia a dia; ela não é mais o futuro, é o presente. A maioria das cidades já está coberta com carregadores para carros elétricos. Agora queremos oferecer essa tranquilidade também nas estradas do Brasil", diz Pedro Schaan, CEO da Zletric, empresa que nasceu em 2019 com o objetivo de solucionar o problema de recarga de veículos elétricos no Brasil e lançou, no mesmo ano, o conceito inédito de redes de carregamento.

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Serão cinco carregadores rápidos, modelo 60kW com conectores CCS e Chademo, que entrarão em funcionamento nas próximas semanas. No Rio Grande do Sul, estão em implantação carregadores rápidos em São Sebastião do Caí, Gravataí, Gramado e Três Cachoeiras. Laguna, em Santa Catarina, também contará com um eletroposto. Até outubro, outras quatro cidades terão eletropostos em funcionamento: Caxias do Sul (RS), Bento Gonçalves (RS), Itajaí (SC) e Araquari (SC). 

Os carregadores rápidos do Posto SIM Retro, localizado na RS-122 em São Sebastião do Caí, parada tradicional no trajeto entre a Serra Gaúcha e Porto Alegre, e do Posto SIM da Freeway, em Gravataí, na autoestrada que interliga o litoral gaúcho a capital, já estão disponíveis para os usuários. Segundo Schaan, a ideia é que até o fim do ano, a Rota Sul atenda os três estados da região Sul.

Quando a infraestrutura de carregamento estiver concluída, será possível sair de São Paulo (SP) e ir até Punta del Este, no Uruguai, com a segurança de que terá carregadores rápidos para carros elétricos pelo menos a cada 200 km.

Nessa primeira fase foram investidos cerca de R$ 2,4 milhões. "É um investimento relevante, mas que fará a diferença para a democratização do veículo elétrico no país", pontua o CEO da Zletric.