A Rolls-Royce apresenta o Spectre, primeiro carro elétrico da marca e também o "sucessor espiritual" do Phantom Coupé. As primeiras unidades serão entregues no quarto trimestre de 2023.

Em 1900, Charles Rolls previu um futuro elétrico para o automóvel - desde que houvesse infraestrutura suficiente. Mais de 120 anos depois, o Spectre cumpre a profecia do fundador.

"O carro elétrico é absolutamente silencioso e limpo". Não há cheiro ou vibração. Eles devem se tornar muito úteis se estações de carga fixas puderem ser estabelecidas". Charles Stewart Rolls, co-fundador da Rolls-Royce, 1900

Galeria: Rolls-Royce Spectre 2023

A base para o Spectre é a Architecture of Luxury - uma plataforma flexível de estrutura espacial totalmente em alumínio adaptada para propulsão elétrica. Ela também serve de base para os atuais modelos Phantom, Cullinan e Ghost.

Pesando quase três toneladas, o Rolls-Royce elétrico tem 5,45 metros de comprimento e quatro assentos. Para um coupé de duas portas, estes números são surpreendentes. E há um destaque: as portas são abertas no sentido contrário.

A propulsão é fornecida por um sistema de tração integral. Os dados finais de autonomia, desempenho e aceleração ainda não foram divulgados. De acordo com os dados preliminares, o Rolls-Royce Spectre tem 430 kW (584 cv) de potência e 91,7 kgfm de torque. Com isso, o carro elétrico de luxo vai a 100 km/h em 4,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h. 

Rolls-Royce Spectre

O rumor ventilado pela Autocar que o Spectre será alimentado pelo conjunto elétrico do BMW iX M60 não é bem verdade. Isto porque o modelo superior da SUV elétrica oferece um pouco mais de potência com 440 kW (598 cv) e 112 kgfm e o valor do sprint é, no entanto, significativamente melhor com 3,8 segundos para o SUV elétrico da BMW. A bateria de 108 kWh leva o BMW a uma faixa de 499-566 km pelo ciclo WLTP.

A autonomia declarada do Spectre com rodas de 23 polegadas é de 520 quilômetros de acordo com o WLTP. O fabricante não deu nenhuma informação sobre a capacidade de armazenamento da bateria e as modalidades de recarga. Como o Spectre ainda tem muitos meses de testes e otimização pela frente, estes números ainda podem mudar antes do lançamento no mercado no quarto trimestre de 2023, de acordo com a Rolls-Royce.

Além disso, afirma-se que o Spectre é 30% mais rígido do que os modelos anteriores Rolls-Royce (graças em parte à bateria). Além disso, a bateria de 700 quilos deve contribuir para o isolamento acústico. O fabricante também fala de uma posição baixa do assento e uma cabine "envolvente".

O chamado "chassi planar" deve tornar a viagem tão confortável quanto uma viagem em um tapete voador. Isto é assegurado por barras ativas anti-rolamento que podem ser desacopladas para conforto ao viajar em linha reta, mas que são reconectadas nas curvas para reduzir a rolagem. Pela primeira vez, as portas Starlight estão disponíveis em um Rolls-Royce de produção. Exibem 5.876 estrelas suavemente iluminadas. Também cercado de estrelas está grafado o nome Spectre à direita do painel de instrumentos. Aqui há "mais de 4.796".

O preço final na Alemanha é de 379.015 euros (R$ 1,97 milhão). Isto posiciona o Rolls-Royce Spectre entre o Cullinan, que custa cerca de 360.000 euros, e o Phantom, que custa cerca de 480.000, e o torna um dos carros elétricos mais caros de todos os tempos.