A Rolls-Royce anunciou o seu primeiro carro elétrico a entrar em produção, mas a marca britânica divulgou apenas fotos do modelo adesivado. Elas mostram um veículo cuja carroceria parece ser muito semelhante ao do Wraith, até a extremidade traseira fastback e o formato da dianteira.

E o comunicado à imprensa não contém nenhuma informação real sobre o veículo em si, exceto o fato de que o fabricante está se comprometendo a iniciar as entregas ao cliente no quarto trimestre de 2023. Ao menos revelaram o nome do modelo, que será Spectre, seguindo um padrão diferente de outros modelos Rolls-Royce - normalmente o nome dos carros não tem uma história por trás.

Galeria: Rolls-Royce Spectre

O CEO da Rolls-Royce, Torsten Müller-Ötvös, diz que o veículo será testado à vista de todos e os protótipos cobrirão 2,5 milhões de quilômetros de testes em todo o mundo, ou uma simulação de 400 anos de uso médio para um Rolls-Royce. Nós realmente nos questionamos se o veículo oculto das fotos oficiais é o modelo real (camuflado), ou se é apenas um mula do Wraith deliberadamente disfarçada para atrair interesse.

Müller-Ötvös aponta que

O uso de motores elétricos não é um conceito novo para a Rolls-Royce. Sir Henry Royce era fascinado por todas as coisas eletrificadas, e seu primeiro empreendimento, denominado FH Royce and Company, criou dínamos, motores elétricos de guindaste e patenteou o acendimento de lâmpada tipo baioneta.

No entanto, foi Charles Rolls quem realmente profetizou um futuro eletrizado para os automóveis. Em abril de 1900, ele experimentou um dos primeiros automóveis elétricos chamado Columbia e declarou seu acionamento elétrico ideal.

A profecia de Charles Rolls e minha promessa nos levaram a um momento seminal para a marca. A Rolls-Royce embarcou em um empreendimento histórico e único, que hoje se torna uma realidade. Nossos designers e engenheiros trabalharam incansavelmente para nos trazer aqui: agora estamos prontos para começar o teste de rodagem do primeiro Rolls-Royce totalmente elétrico da história.

Os modelos atuais da Rolls-Royce são movidos exclusivamente por motores V12 e o fabricante não oferece nenhum tipo de modelo híbrido ou híbrido plug-in. Aparentemente, vai pular completamente esses modelos e lançar veículos totalmente elétricos - isso não é inédito na indústria.

Galeria: Rolls-Royce - veículo elétrico

Você também deve se lembrar que a montadora exibiu um modelo totalmente elétrico baseado no Phantom em 2011, chamado 102EX. Ele tinha uma bateria de 71 kWh que lhe dava um alcance declarado de 200 km, podia acelerar a 100 km/h em menos de 8 segundos e atingir 160 km/h.

Então, em 2016, a Rolls-Royce revelou o conceito 103EX Vision Next 100 de aparência radical, que, como o próprio nome sugere, indicava para onde o design da marca estaria se dirigindo na década seguinte. O 103EX tem aproximadamente o mesmo formato de carroceria do veículo escondido que a Rolls está antecipando nas fotos acima. Vamos aguardar por mais detalhes (e fotos).