Startup lança a primeira van de entregas 100% elétrica nacional
Arrow Mobility apresenta o promissor modelo One para entregas de e-commerce, criado desde o zero como um veículo elétrico
No Brasil, a transição para os veículos elétricos acontecerá mais rápido no segmento de transportes e empresas do que para os carros de passeio. De olho nessa demanda, a Arrow Mobility, uma startup brasileira recém-estabelecida, apresentou durante a Fenatran 2022 uma inovadora van elétrica para entregas de última milha.
Fundada em Caixas do Sul (RS), a Arrow Mobility desenvolveu o modelo batizado Arrow ONE, destinado às entregas do e-commerce, que é um dos segmentos com maior expansão nos últimos anos e que tem demandado cada vez mais veículos elétricos para entregas sem emissões.
Galeria: Arrow One na Fenatran
Concebida no Brasil desde o zero como um veículo elétrico, a Arrow One leva vantagens sobre as vans de zero emissão disponíveis no mercado. O modelo tem visual minimalista e moderno e foi projetado com um sistema batizado de One Shot Loader, que agiliza o carregamento das encomendas ao utilizar uma plataforma que pode ser retirada da van e rapidamente acoplada através de um trilho.
“O mecanismo prevê uma plataforma que será carregada do lado de fora do veículo e depois será inserida dentro da van, de forma automatizada”, conta Julio Balbinot, Head da Arrow Mobility. "Nós colocamos o motorista e a sua carga como protagonistas do projeto do veículo e não o contrário”, complementa.
Patenteado pela Arrow, o One Shot Loader permite o carregamento das mercadorias com apenas um movimento, agilizando as entregas, bem como a transformação da van para transporte de passageiros. Outra novidade do modelo é o conceito de “Walk-in van”. Inédito no Brasil, ele permite que o motorista tenha acesso à carga sem precisar descer do veículo.
O interior tem visual limpo e sem obstáculos que possam atrapalhar o condutor, tudo para poupar movimentos desnecessários e otimizar o tempo das entregas. O painel consiste em duas telas LCD, uma para o quadro de instrumentos e outra para o sistema multimídia, que inclui um aplicativo de gestão inteligente de rotas de entregas, entre outras funcionalidades.
As especificações completas ainda não foram reveladas, mas a Arrow anuncia que a van elétrica One possui 16,5 m3 de volume de carga, 60% a mais que um veículo do mesmo porte. A capacidade de carga útil declarada é de até 2.000 kg.
Equipada com baterias da CATL (sem capacidade divulgada), a One tem autonomia declarada de 270 km com uma carga. Frenagem regenerativa e tempo de recarga total de menos de três horas com potência de carregamento de até 60 kW.
A Arrow ainda não revelou o preço final da One, mas a empresa já recebeu um pedido inicial da Localiza para 100 unidades da van elétrica, que começam a ser entregues já no primeiro semestre de 2023. A empresa afirma que tem outros clientes interessados, mas ainda não divulgou detalhes.
Fotos: divulgação e autor
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Guia de Etiqueta para Carregamento de Carros Elétricos
Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring ganha interessante versão furgão
Entenda porque a reciclagem de baterias é questão de sobrevivência
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
XCMG apresentará seu primeiro caminhão médio 100% elétrico na Fenatran