O Volkswagen e-Delivery terá uma nova versão de 17 toneladas. Atendendo às demandas de clientes, quando chegar ao mercado, o que está previsto para acontecer até o fim de 2023, ele será o maior caminhão elétrico projetado e desenvolvido no Brasil.
A novidade sobre o caminhão elétrico foi anunciada pelo presidente da VWCO, Roberto Cortes, durante o evento de encerramento de ano da empresa realizado em São Paulo (SP) nesta quinta (1º).
Ainda não foram divulgados os detalhes e especificações técnicas, mas esta nova versão surgiu da demanda dos principais clientes da VWCO, como a AmBEV, por exemplo, que pretende otimizar suas entregas com um veículo elétrico maior.
O primeiro protótipo de testes irá começar a circular pelas ruas de São Paulo (SP) para testes em condições reais de uso já no início de janeiro, sendo que a apresentação da versão final e o lançamento devem ocorrer em algum momento de 2023, em data que ainda não foi definida.
Atualmente, o Volkswagen e-Delivery é vendido no Brasil em duas variantes de tamanho, com 11 ou 14 toneladas e duas opções de pacotes de baterias (105 kWh ou 190 kWh).
VW e-Delivery 11 e 14 toneladas
O caminhão elétrico está equipado com um motor elétrico WEG de 300 kW (408 cv) e 220 kgfm de torque montado na parte traseira do caminhão. O sistema elétrico de 650 volts é alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) da chinesa CATL importadas e montadas pela Moura.
O VW e-Delivery é comercializado por meio do e-Consórcio, onde a empresa agrega à venda uma série de serviços, soluções e assistência completa, dando apoio ao gerenciamento da frota de caminhões elétricos por meio de softwares e serviços online, além de um time de empresas para atender às diversas demandas deste tipo de veículo.
Durante o evento, a VWCO destacou os bons resultados de 2022, ainda que operando em um ambiente desafiador, e seu compromisso ambiental com a adesão ao pacto climático acordado na ONU. Além disso, a empresa anunciou a expansão dos negócios para outras regiões do planeta, com a inauguração de escritórios regionais na África e Ásia.
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