Com o objetivo de eliminar perdas e maximizar os índices de eficiência, a BMW desenvolveu importante tecnologia voltada para veículos elétricos. Descoberta pelo site CarBuzz, a novidade já foi até mesmo patenteada e consiste em um revolucionário sistema de suspensão capaz de recuperar energia e ampliar o alcance de modelos EVs.

Sistemas de recuperação de energia não são inéditos no mercado. Freios regenerativos, por exemplo, são comuns em muitos modelos e conseguem armazenar nas baterias a energia gerada a partir das frenagens. O diferencial da BMW está em aplicar esse princípio no sistema de suspensão. Assim, a energia desprendida a cada compressão das molas é recuperada.

Galeria: BMW i4 M50

Naturalmente, o ciclo de compressão-extensão das molas dissipa energia que acaba sendo perdida no processo. Com o sistema da BMW, tudo vai ser recuperado e enviado para as baterias. Se considerarmos que a suspensão, ao contrário dos freios, está constantemente trabalhando, a invenção dos engenheiros alemães pode representar ganhos bastante consideráveis em autonomia.

Demais detalhes, porém, ainda são desconhecidos. Ao que tudo indica, a tecnologia está em fase inicial de desenvolvimento e não tem data para chegar aos veículos de produção. De todo modo, o que que está claro é o interesse da BMW em desenvolver ainda mais seu projeto de eletrificação. Mesmo que o sistema leve alguns anos para ser adotado em massa nos EVs da marca, o primeiro passo já está dado.

BMW iX1, início de produção em Regensburg

A BMW não esconde que quer ser protagonista na corrida para eletrificação. A empresa, enquanto grupo, pretende colocar mais de 7 milhões de veículos eletrificados nas ruas de todo o planeta até 2030, sendo dois terços deles 100% elétricos. As principais apostas estão sendo concentradas nos modelos da arquitetura Neue Klasse, que terão potência de 1.000 cv e autonomia na casa dos 1.000 km.