As bicicletas elétricas percorreram um longo caminho na formação não só do cenário da mobilidade pessoal, mas também de múltiplas indústrias que dependem fortemente da circulação de bens e serviços. Isto se aplica às grandes cidades na Ásia e na Europa, onde o segmento de entregas de última milha em rápido crescimento pode ser considerado como a força vital da economia.

Dados os avanços da tecnologia em torno de baterias e motores eléctricos, os veículos elétricos individuais estão mais acessíveis e confiáveis do que nunca. Cada vez mais fabricantes vão ao mercado com novas opções de scooters e bicicletas elétricas, na esperança de que cada vez mais pessoas façam a transição optando por um veículo elétrico de duas rodas em vez de um carro para viagens dentro da cidade.

German Startup ONOMOTION Seeks To Reinvent Last-Mile Delivery With The ONO

Do outro lado, os serviços de entrega de última milha, especialmente os serviços de alimentação, vendas online e entrega de encomendas, também beneficiaram grandemente com o desenvolvimento de EV focados nos serviços de utilidade pública.

A ONOMOTION é uma empresa sediada em Berlim que, como muitas empresas modernas de micro mobilidade, prevê um futuro mais verde e sustentável para o mundo das entregas de última milha. A sua mais recente inovação, chamada simplesmente ONO, é um EV leve centrado nas entregas que é algo como a fusão entre uma e-bike e um microcarro. Agora, como mencionado anteriormente, cada vez mais países estão utilizando bicicletas e e-bikes como parte da sua frota de veículos de entrega. No entanto, eles têm uma desvantagem, que é sua exposição ao tempo - e o ONO espera resolver esse problema.

Graças à sua cabine fechada, a ONO protege o condutor dos elementos, seja do sol, vento, chuva, ou frio. Embora não tenha um sistema de ar condicionado como um carro elétrico, ter um teto sobre a cabeça e um para-brisas sobre o rosto pode ser um longo caminho para manter a fadiga à distância. Isto também significa que uma chuva leve não impedirá o serviço de continuar. Além disso, o ONO foi concebido para ser conduzido ao longo de ciclovias, e por isso ele tem mais opções de caminho em comparação a um veículo convencional de entregas.

Quanto às capacidades do ONO, o micro veículo elétrico tem uma capacidade máxima de carga útil de 200 quilos, e foi concebido para ser carregado e descarregado por apenas uma pessoa, graças a uma rampa traseira integrada que permite a uma única pessoa carregar objetos mais pesados.

É alimentada por motores de cubo nas duas rodas com um total de 11,5 kgfm de torque. Devido ao fato de estar destinado a ser conduzido em ciclofaixas, o ONO está limitado a uma velocidade máxima de 25 km/h com pedal assistido. Também possui um botão de que leva o veículo a uma velocidade de 6 km/h sem pedalar. Finalmente, uma única carga da sua bateria de 1,4 kWh é o suficiente para um alcance de 30 km. 

Para permitir que os operadores de frotas acompanhem melhor as suas entregas, o ONO está equipado com um sistema de localização GPS e transmissão de dados, assim como um sistema RFID. É oferecido num esquema de aluguel a longo prazo que sai por 589 euros, ou cerca de R$ 3.320, ao longo de um período de 48 meses. Além disso, é elegível para financiamento de 2.500 Euros (aproximadamente R$ 14.000) pelo Ministério Federal do Ambiente.

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