As baterias para carros elétricos já atingiram um bom nível tecnológico, mas ainda existe espaço para inovações, que não param de surgir. A Svolt, um fabricante que pertence à Great Wall Motor, anunciou de forma oficial suas novas baterias, com alcance de 800 e 1.000 km, respectivamente, que serão produzidas já em 2023.
Começando pela bateria que promete mais de 800 km de autonomia, um número que surpreende por ser baseada em lítio-ferro-fosfato (LFP), uma composição que geralmente tem densidade de energia mais baixa do que as baterias tradicionais de íons de lítio.
Batizada de "Dragon Armor", esta nova bateria foi revelada nesta sexta-feira (16) durante o terceiro Battery Day na história da marca chinesa, um evento anual onde a empresa faz um balanço das tecnologias desenvolvidas e prestes a chegar.
Segundo Yang Hongxin, presidente e CEO da Svolt, a nova bateria LFP representa uma grande evolução em termos de desempenho e segurança. Tecnicamente falando, ela foi projetada integrando tecnologias como células de lâmina curta, e um novo arranjo de elementos internos que permite controlar melhor a temperatura e o fluxo de energia durante os ciclos de carregamento e descarga, sem contar uma redução de peso entre 10 e 20 kg por módulo.
Mas o destaque fica por conta das células NCM, que atingem uma alta densidade energética, o suficiente para atingir mais de 1.000 km de alcance com uma carga e taxas de carregamento ultrarrápidas, segundo os dados da Svolt.
No meio termo, apresentou uma química LMFP (fosfato-ferro-lítio-manganês), que também se destaca pela alta densidade de energia e uma autonomia estimada de 900 quilômetros. Essa configuração dispensa o cobalto, ajudando a reduzir o custo em 9,5% em comparação à química NCM, e começará a ser produzida em 2024.
Os dados oficiais sobre capacidade ainda não foram revelados, mas considerado os dados apresentados podemos supor três opções:
Além das baterias inovadoras, a SVOLT coloca em prática seu plano de expansão que inclui a construção de uma fábrica de baterias na Alemanha. Uma instalação com capacidade inicial de 16 GWh que iniciará a produção no início de 2024 - no ano seguinte será inaugurada uma segunda fábrica, também na Alemanha.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos