A Stellantis anunciou nesta quinta-feira (22) a aquisição da aiMotive, um desenvolvedor líder de software avançado de inteligência artificial e condução autônoma. O movimento faz parte do plano estratégico do grupo automotivo com presença em eletrificação e carros conectados e autônomos.
“A aquisição da aiMotive acelerará nossa jornada para nos tornarmos uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável e cumprir nossas metas do Dare Forward 2030”, disse Yves Bonnefont, diretor de Software da Stellantis.
“Graças à experiência de classe mundial da aiMotive, vamos aprimorar nossa inteligência artificial e tecnologia de direção autônoma, expandir nosso conjunto de talentos globais e promover o desenvolvimento a médio prazo de nossa nova plataforma STLA AutoDrive.”
Segundo o comunicado oficial, a aiMotive irá operar como uma subsidiária da Stellantis, mantendo sua independência operacional. O fundador László Kishonti permanecerá como CEO. Ela também continuará operando no mercado com aiSim, aiData e aiWare, fornecendo suas soluções de tecnologia nessas áreas fundamentais para clientes terceirizados.
Atuando em várias frentes, como foi destacado no início do texto, a Stellantis também acelera seu plano de transição energética com outro anúncio realizado no início desta semana. O grupo automotivo divulgou a ampliação da produção de novos motores elétricos M3, resultado da joint venture com a Emotors em sua fábrica localizada na França.
Graças à ampliação da parceria, a capacidade de produção está prevista para atingir mais de 1 milhão de motores elétricos por ano até 2024. Esse movimento da Stellantis tem como objetivo consolidar sua posição industrial para alcançar a meta de 100% de participação de veículos elétricos a bateria nas vendas na Europa até 2030.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GAC, que chega ao Brasil, lançará compacto de olho no BYD Dolphin
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde e supera Porsche Taycan em Nürburgring
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Marca Scout da VW já está pensando em um 3º veículo elétrico menor
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?