Não há apenas eletricidade no futuro da Stellantis. Isto já estava claro na apresentação da estratégia Dare Forward 2030, na qual foram mencionados os planos do Grupo para expandir a sua oferta de veículos a hidrogénio, especialmente entre furgões.

Agora, o interesse de Carlos Tavares na mobilidade sustentável atinge um novo ponto de inflexão com a sua entrada na empresa Symbio através da compra de uma participação "considerável".

Sangue novo para projetos Stellantis

Primeiro que tudo: o que é a Symbio? É uma empresa conjunta entre a Faurecia e a Michelin que visa estudar e desenvolver tecnologias de células de combustível.

Para lhe dar uma ideia, em Outubro de 2022, a Symbio apresentou o projeto HyMotive, que prevê a criação de 100.000 sistemas de células de combustível (o mesmo princípio que o Toyota Mirai, para dar um exemplo concreto) por ano até 2028 nas fábricas da França. As aplicações são diversas: desde os carros mais comuns aos caminhões, furgões e automóveis.

Peugeot E-expert Hidrogênio

Peugeot e-Expert a hidrogênio

A compra da participação poderia ser um importante motor para a Stellantis para alimentar a sua estratégia de hidrogênio, que inclui a introdução de novas grandes vans na Europa a partir de 2024 e um estudo subsequente dos veículos pesados. 

Por esta razão, Carlos Tavares, CEO da Stellantis, comenta positivamente o acordo:

"O roteiro do Symbio para os aspectos técnicos encaixa perfeitamente nos planos da Stellantis para a mobilidade do hidrogênio na Europa e nos EUA.

Este passo irá acelerar o desenvolvimento desta tecnologia, o que nos permitirá oferecer aos nossos clientes novos produtos de baixas emissões, para além dos veículos elétricos convencionais. Estamos gratos às equipas da Faurecia, Michelin e Symbio pelo seu empenho na inovação, excelência e colaboração. Estamos todos trabalhando para o objetivo da mobilidade descarbonizada".

Em outra frente, a Stellantis aposta também na eletrificação para reduzir sua pegada de carbono. Com 12 fábricas localizadas no coração de sete regiões francesas, o grupo automotivo terá uma capacidade de produção de 1 milhão de veículos elétricos até 2024. Nos últimos quatro anos, o grupo automotivo investiu 2 bilhões de euros em suas instalações de produção.