A Ikea é uma das maiores lojas de móveis e utilidades domésticas da Europa. Assim como qualquer empresa atenta ao consumidor moderno, encara todos os desafios para oferecer entregas com zero emissões. A gigante sueca está buscando formas de gerenciar a sua logística de "última milha" com meios econômicos e amigos do ambiente, mantendo ao mesmo tempo claramente elevada a satisfação do cliente.
Nos últimos dois anos, a empresa comprou muitos caminhões elétricos para entregas na sua frota e trabalhou também na infraestrutura de carregamento e na utilização generalizada de energia proveniente de fontes renováveis. Mas a Ikea tem um objetivo ambicioso, a de se tornar neutra em carbono até 2030. De fato, para encerrar a década com uma pegada de carbono positiva. Para tal, devem ser encontradas soluções inovadoras e inteligentes. Tal como esta bicicleta de carga movida a "energia solar".
Batizada de SunRider, a novidade estreia na loja Ikea em Deft, na Holanda. A bike já vem sendo utilizada há alguns meses para levar produtos de pequenas e médias dimensões aos clientes que moram perto da loja. O projeto, inicialmente de natureza experimental, tem sido um sucesso e agora a Ikea decidiu expandir a adoção deste tipo de bike de carga a todos os locais que a solicitem.
"A SunRider pode transportar cerca de 90% dos produtos que são vendidos dentro dos nossos armazéns e emite 98% menos CO2 do que um veículo de entrega convencional a diesel", disse Helene Davidsson, Gestora de Sustentabilidade da Ikea.
A SunRider está equipado com uma bateria de íons de lítio de 1,6 kWh que pode ser recarregada através de painéis fotovoltaicos integrados na caixa de carga que geram 545 Wp (watt-pico). A caixa pode conter uma palete UE de tamanho normal e pode transportar pesos de até 150 kg. Tem um alcance de até 100 km.
"Queremos poder servir cada vez mais pessoas e muitos dos nossos futuros clientes viverão em cidades com acesso limitado aos transportes. Esta iniciativa oferece uma grande oportunidade para explorar novas formas de entregar os nossos produtos nas suas casas. A bike de carga movida a energia solar será um valioso reforço ao serviço de última milha, uma vez que oferece uma alternativa silenciosa e sem emissões que também pode contornar o congestionamento do tráfego", disse Davidsson.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
DHL testa caminhão elétrico da Tesla e resultados impressionam
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Riba Brasil prepara novo lote de scooters elétricas para o iFood
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Startup de triciclos elétricos chega a SP para complementar Uber e 99
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
FedEx Express amplia frota de veículos elétricos no Brasil