A Toyota é a maior montadora do mundo e produz praticamente todos os tipos de veículos que você pode imaginar. Mas se há uma área em que a montadora precisa avançar rápido, é no segmento de carros elétricos.
O fabricante japonês vendeu apenas 24.466 veículos elétricos a bateria (BEV) no mundo inteiro no ano passado, o que é uma gota no oceano se comparado aos 2,6 milhões de híbridos que vendeu durante o mesmo período - ou os 1,3 milhão de veículos elétricos entregues pelo líder mundial em elétricos Tesla em 2022.
Ainda assim, a Toyota está determinada a recuperar o tempo perdido. Após a remodelação executiva, recentemente anunciada, em 1º de abril, que verá o CEO Akio Toyoda ser substituído pelo ex-presidente da Lexus, Koji Sato, a Toyota se comprometeu a renovar sua estratégia de EV acelerando a implementação do carro elétrico e lançando uma arquitetura elétrica dedicada até 2026.
Enquanto isso, a montadora está tentando entender o que Tesla está fazendo corretamente, e seus engenheiros realizaram recentemente um estudo de desmontagem do Tesla Model Y, de acordo com uma apuração do Automotive News.
O que eles descobriram foi além de expor segredos tecnológicos chave do modelo de veículo elétrico mais vendido no mundo; os engenheiros ficaram impressionados com a estrutura simplista e eficiente do Model Y, construído com uma avançada habilidade de fabricação.
"Tirando a carcaça do Model Y, era verdadeiramente uma obra de arte. É inacreditável", disse um executivo da Toyota que analisou o Tesla parte por parte. Eles ficaram particularmente impressionados como as últimas versões do Model Y eram diferentes sob a carcaça em comparação com as versões anteriores que pareciam as mesmas por fora.
Os engenheiros da Toyota destacaram os avanços na produção como o uso de giga fundido para eliminar inúmeras peças e suportes, e a bateria estrutural que atua como assoalho do próprio carro.
De acordo com suas estimativas compartilhadas com a Automotive News, a abordagem da Tesla eliminou centenas de peças e até 100 quilos, ao mesmo tempo em que aumentou o alcance da bateria e reduziu os custos gerais.
Um executivo disse: "É uma filosofia de fabricação totalmente diferente", enquanto outro acrescentou: "Precisamos de uma nova plataforma projetada para EV novinha em folha". Essas são afirmações impressionantes vindas de executivos da Toyota, uma empresa renomada por sua experiência na manufatura.
A desmontagem mostrou o quanto algumas montadoras de automóveis convencionais como a Toyota estão atrasadas com os veículos elétricos. Os engenheiros concluíram que a montadora japonesa precisa de um grande salto para alcançar a forma de construir veículos elétricos com a eficiência da Tesla.
Eles identificaram quatro áreas principais onde Tesla tem uma grande vantagem sobre a Toyota: plataforma dedicada, bateria avançada, local de produção designado para EVs e arquitetura definida por software. A Tesla tem todas essas quatro, a Toyota não tem nenhuma - pelo menos não por enquanto.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla: exemplo para fabricantes tradicionais simplificarem a montagem
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Bateria do carro elétrico sofre mais com o calor do que com o frio
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Tesla mostra sua linha de veículos elétricos em foto "Viagem em família"