A Toyota é a maior montadora do mundo e produz praticamente todos os tipos de veículos que você pode imaginar. Mas se há uma área em que a montadora precisa avançar rápido, é no segmento de carros elétricos.
O fabricante japonês vendeu apenas 24.466 veículos elétricos a bateria (BEV) no mundo inteiro no ano passado, o que é uma gota no oceano se comparado aos 2,6 milhões de híbridos que vendeu durante o mesmo período - ou os 1,3 milhão de veículos elétricos entregues pelo líder mundial em elétricos Tesla em 2022.
Ainda assim, a Toyota está determinada a recuperar o tempo perdido. Após a remodelação executiva, recentemente anunciada, em 1º de abril, que verá o CEO Akio Toyoda ser substituído pelo ex-presidente da Lexus, Koji Sato, a Toyota se comprometeu a renovar sua estratégia de EV acelerando a implementação do carro elétrico e lançando uma arquitetura elétrica dedicada até 2026.
Enquanto isso, a montadora está tentando entender o que Tesla está fazendo corretamente, e seus engenheiros realizaram recentemente um estudo de desmontagem do Tesla Model Y, de acordo com uma apuração do Automotive News.
O que eles descobriram foi além de expor segredos tecnológicos chave do modelo de veículo elétrico mais vendido no mundo; os engenheiros ficaram impressionados com a estrutura simplista e eficiente do Model Y, construído com uma avançada habilidade de fabricação.
"Tirando a carcaça do Model Y, era verdadeiramente uma obra de arte. É inacreditável", disse um executivo da Toyota que analisou o Tesla parte por parte. Eles ficaram particularmente impressionados como as últimas versões do Model Y eram diferentes sob a carcaça em comparação com as versões anteriores que pareciam as mesmas por fora.
Os engenheiros da Toyota destacaram os avanços na produção como o uso de giga fundido para eliminar inúmeras peças e suportes, e a bateria estrutural que atua como assoalho do próprio carro.
De acordo com suas estimativas compartilhadas com a Automotive News, a abordagem da Tesla eliminou centenas de peças e até 100 quilos, ao mesmo tempo em que aumentou o alcance da bateria e reduziu os custos gerais.
Um executivo disse: "É uma filosofia de fabricação totalmente diferente", enquanto outro acrescentou: "Precisamos de uma nova plataforma projetada para EV novinha em folha". Essas são afirmações impressionantes vindas de executivos da Toyota, uma empresa renomada por sua experiência na manufatura.
A desmontagem mostrou o quanto algumas montadoras de automóveis convencionais como a Toyota estão atrasadas com os veículos elétricos. Os engenheiros concluíram que a montadora japonesa precisa de um grande salto para alcançar a forma de construir veículos elétricos com a eficiência da Tesla.
Eles identificaram quatro áreas principais onde Tesla tem uma grande vantagem sobre a Toyota: plataforma dedicada, bateria avançada, local de produção designado para EVs e arquitetura definida por software. A Tesla tem todas essas quatro, a Toyota não tem nenhuma - pelo menos não por enquanto.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla: exemplo para fabricantes tradicionais simplificarem a montagem
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Tesla pronta para produzir mais de 2,3 milhões de carros elétricos por ano
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Bateria do carro elétrico sofre mais com o calor do que com o frio
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Tesla mostra sua linha de veículos elétricos em foto "Viagem em família"