Tesla comemora 4 milhões de carros elétricos produzidos até hoje
Meta é chegar a 20 milhões de veículos elétricos por ano até o final da década
A Tesla anunciou durante o Dia do Investidor de 2023 que a sua produção acumulada atingiu quatro milhões de veículos elétricos. O veículo do jubileu é um Tesla Model Y, produzido na fábrica Giga Texas, onde o evento foi realizado.
A empresa de Elon Musk lançou também um pequeno vídeo com funcionários celebrando o novo marco de produção:
De acordo com a Tesla, foram necessários 12 anos para produzir o primeiro milhão de veículos elétricos. Relatámos sobre o milionésimo Tesla no primeiro semestre de 2020. Recordemos que a primeira geração do Tesla Roadster entrou em produção e vendas em 2008.
Desde então, Tesla aumentou a produção e as vendas ano após ano. A partir do final de 2022, a empresa produziu mais de 3,7 milhões de unidades cumulativamente.
O último milhão (de 3 a 4 milhões de unidades) levou sete meses, indicando uma taxa média de produção de mais de 1,7 milhões de unidades por ano. Isto é muito mais do que as quase 1,3 milhão de unidades produzidas em 2022. Este ano, a Tesla poderá conseguir produzir 1,8 milhão de unidades e alguns esperam que mesmo 2 milhões de unidades sejam possíveis.
Bem, o relatório oficial é que a capacidade anual instalada de veículos em quatro fábricas (Califórnia, China, Alemanha e Texas) é superior a 1,9 milhão de unidades.
No longo prazo, a Tesla pretende expandir significativamente a capacidade de produção nas fábricas existentes e construir várias novas gigafábricas em todo o mundo (o mais recente projeto é no México). Com efeito, espera-se que a taxa de produção aumente para 20 milhões de unidades por ano, o que duplicaria aproximadamente o volume alcançado pelos maiores grupos automotivos em números atuais.
Um aspecto interessante é que embora se espere que o volume aumente significativamente, a Tesla não pretende inundar o mercado com um vários modelos de carros elétricos. Uma das dicas sobre novos VEs - provavelmente um SUV/van grande e um três volumes de próxima geração (maior que o Roadster de segunda geração), mas isso é tudo, ao que parece.
Tanto quanto sabemos, a Tesla gostaria de se concentrar em vários projetos (não demasiadas opções/versões) e produzir cada um deles no maior número possível, por simplicidade, eficiência de produção e redução de custos.
Bombando
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